quinta-feira, 20 de março de 2014

Relato: Pacto Nacional pela Alfabetização- Leitura em destaque.



TÍTULO DO TRABALHO: LEITURA EM DESTAQUE
Raimunda Berenice Cassiano Ferreira
           Apresentação

 O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem a finalidade de ajudar todos os docentes e discentes proporcionando ideais práticas para que os nossos alunos saiam do 3° ano alfabetizados com o objetivo de explorarmos os materiais que nos são fornecidos para melhorar nossas estratégias dentro da sala de aula.


Fundamentação teórica
 
 Quero destacar aqui o prazer de ler com o prazer de joga, brincar. Por isso as principais concepções que orientaram minha pratica é a leitura cujo processo esse de interação entre o leitor e o texto caminham sempre juntos. Os Direitos de Aprendizagem que destaco: Leitura, Produção de textos escritos, Oralidade, Analise Linguística - discursividade, textualidade e normatividade. A modalidade contemplada nesse relato são atividades permanentes pois esse desejo surgiu da observação que fiz dos meus alunos pois os mesmos tinham vontade de aprender a ler a partir de musicas, poemas, listas de nomes e essa observação me motivou a organizar esse trabalho.

Descrição das atividades e forma de avaliação

Nesse relato meus objetivos foram:
Ø  Desenvolver o gosto e o habito de ler;
Ø  Despertar no aluno a leitura por prazer e recreação;
Ø  Colocar os alunos em contato com o mundo da leitura;
Utilizei os seguintes passos:
Ø  Selecionei textos literários, artigos de revistas lâminas de leitura;
Ø  Providenciei uma caixa para guardar os textos colocados em papel cartão para maior durabilidade;
Ø  Apresentei a caixa aos alunos e sua finalidade;
Ø  Todos os dias dentro da sala de aula os alunos fazem a leitura alternando com os livros de cada acervo do Cantinho recebido pelo MEC;
Ø  Duas vezes por semana os alunos levam o livro do Cantinho para casa e fazem registros de suas descobertas através da ficha de leitura;
Ø  Escolho histórias junto com os meus alunos, pois eles precisam saber que eu também gosto de ler;
Ø  Faço a leitura deleite com bastante ênfase e entonações depois realizaram o reconto oral, ilustramos a história utilizando várias técnicas de desenho ou pintura e expomos no mural dentro da sala de aula;
Ø  Ao final da semana os alunos produzem um texto relatando sua experiência;
Obs.: Devido o bullying que ocorreu na sala trabalhei com o livro “As trancas de Bintou” e o texto Confusão e suas atividades.

Avaliação dos resultados

Pela primeira vez depois de ter desenvolvido diversos trabalhos didáticos com os livros do Cantinho de Leitura, percebi que durante a minha avaliação com toda a turma um aluno socializou com outros colegas que não gosta da cor morena e houve um debate entre eles porque uma aluna respondeu que era preta e que tinha orgulho de ser da cor eu era. Imediatamente fiz uma roda e conversei com eles explicando o porquê do ocorrido e aproveitei para trabalhar com o livro “As trancas de Bintou” de Sylviane A. Diouf, fui explicando de maneira que os mesmo entendessem que isso é considerado bullying. Consegui encontrar estratégias para essa solução.


Considerações finais

Realizar esse trabalho ou ter essa experiência foi muito gratificante consegui diversificar meu acervo e aproveitar as  práticas, relatos,  materiais oferecidos nos cadernos do Pacto de acordo com os temas que vem de encontro com o planejamento e a realidade que vivemos. Esta formação no iniciou foi valida tanto na minha vida pessoa quanto profissional onde consegui desempenhar um papel importante na vida de cada discente.

Referências

Ø  DIOUF, “As trancas de Bintou” de Sylviane A.;
Ø  SOUZA, Cássia Garcia de: “De olho no futuro” – Letramento e Alfabetização – Livro didático 2°ano (p. 180 e p. 181);
Ø  RADESPIEL, Maria: “Diga não ao Bullying”;
Ø  LEGEAY, Chloé “Para que serve um livro?” 

Na sala de aula:






No seminário:


Professora Raimunda Berenice relatando seu trabalho após ter desenvolvido em sala de aula com seu alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário