sábado, 31 de maio de 2014

Projeto: Regiões Brasileiras



 REGIÕES BRASILEIRAS: DIVERSAS CULTURAS, DIVERSOS COSTUMES.

Região Nordeste
Região Sul

OBJETIVO GERAL:

Apresentar as regiões em que o Brasil está divido, salientando que essa divisão visa facilitar o estudo e o conhecimento do nosso país, proporcionando aos alunos uma melhor caracterização que a natureza apresenta no território brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Nomear os estados e capitais que compõem cada região bem como suas principais características;

·         Reconhecer a população, costumes e cultura de cada região, estimulando o pensamento crítico no aluno, caracterizando o espaço brasileiro e valorizando a importância de se conhecer o nosso país, para que se respeite os diferentes grupos étnicos e culturais que constituem a nossa sociedade.

·         Despertar na comunidade escolar o espírito de colaboração, pesquisa e participação;

·         Desenvolver por meio da exposição cultural dos estados a iniciativa, a responsabilidade e o conhecimento sobre os fatos e acontecimentos naturais, sociais, políticos, econômicos e culturais do Brasil;

·         Relacionar fatos históricos do passado e do presente percebendo a importância da cultura popular.

PÚBLICO ALVO: Ciclo de Alfabetização e Complementar.

METODOLOGIA:

Os alunos de cada ano, com o auxílio dos professores, deverão pesquisar sobre as principais características das regiões brasileiras escolhidas (Nordeste e Sul) como mapa político da região, bandeira dos estado que fazem parte das regiões estudadas, roupas típicas, comidas típicas, danças, personagens importantes, músicas, artesanato, trajes típicos, turismo, atualidades e tudo o que for necessário para a realização do projeto.

METODOLOGIA DA REGIÃO NORDESTE E SUL:

Durante a concretização do projeto, serão trabalhados diversos conteúdos como lendas, comidas típicas, danças, personagens, trajes e tudo o que se julgar enriquecedor da região Nordeste do país. Serão realizados também diálogos com os alunos sobre o folclore das regiões estudadas. As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva com a interação professor e aluno durante o ano letivo (priorizando o mês de __ /20___).

CULMINÂNCIA:

O projeto será executado no dia ? através de uma passeata pelas ruas principais da cidade de Urucânia, onde os grupos apresentaram as características sócio-culturais de cada região, como: pratos típicos, literatura, costumes, festas, danças típicas, lendas e folclore. Com isso, ampliaram os conhecimentos sobre a formação do nosso país, bem como o respeito e valor de cada povo que compõem as regiões brasileiras e predominantemente trabalhado o respeito pelas diferenças observadas na singularidade de cada povo.

 Obs: Rita Araújo para você  o meu abraço carinhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário