quinta-feira, 8 de maio de 2014

Vamos diminuir o índice de repetência?



ENTREVISTA:
  
QUESTÃO 01
Numa escola, a repetência na 1ª série estava alcançando percentuais alarmantes. A diretora, então, resolveu identificar as possíveis causas desse problema por intermédio de um levantamento da idade, do percentual de frequência e do nível socioeconômico dos alunos dessa série. No entanto, quanto a esses indicadores, não havia diferenças significativas entre os alunos repetentes e os aprovados.
Tendo em vista a situação da 1ª série, responda: Qual deve ser o ensino e a metodologia utilizada pela escola para melhorar a relação ensino-aprendizagem entre professores e alunos, na tentativa de diminuir esse índice de repetência, à luz da abordagem cognitivista e sociocultural?

R: Diante da abordagem feita pela diretora, percebo que é necessário reunir todo corpo docente e rever o planejamento escolar (desenvolvendo reuniões de pais criativas e dinâmicas, procurando conhecer a família desses alunos que são infrequentes tentando resolver na própria escola tento um dialogo saudável sem intimidar os pais e/ou responsável pelo aluno, fazer sessões coletivas utilizando o máximo de material pedagógico que a escola estiver para estimular o aluno a comparecer as aulas, talvez seja necessário entrar em contato com outros estabelecimentos tais como assistência social, conselho tutelar, todos em busca de uma educação de qualidade etc.), quanto à proposta pedagógica também deve ser revista e adaptá-la ao plano de intervenção pedagógica. Afinal hoje precisamos ter uma concepção de ensino e aprendizagem diferente de alguns anos atrás, precisamos partir do que a criança já traz para a sala de aula e adaptar ao nosso planejamento, uma vez que o que foi ensinado deve ser retomado em avaliações. Sejam elas quantitativa ou qualitativa. O professor deve avaliar o máximo e o mínimo que o aluno produz, aproveitando o seu ritmo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário