quarta-feira, 7 de maio de 2014

Relato: Aprenda a usar o Dicionário brincando.



TÍTULO DO TRABALHO: BRINCANDO COM O DICIONÁRIO
                                                                                                               Ana Lúcia Silva Cruz

 Apresentação 

       Este dicionário foi composto para atender as necessidades dos meus alunos. No que diz respeito ao uso das palavras ao seu significado, à sua grafia, a sua categoria gramatical. Ele indispensável para o uso de qualquer pessoa. Comecei este trabalho a fim de atingir vários objetivos inclusive que meus alunos no fim do ano letivo saiba procurar no dicionário o significado das palavras e acepção mais adequada ao contexto do uso.

Fundamentação teórica

Todo ano meu trabalho com o dicionário, este ano me senti mais motivada, pois vi nos meus alunos maior interesse, e obtive melhores resultados.
             O relato faz parte da minha prática pedagógica, no início do ano letivo, foi um desafio profissional com a concepção de que é possível alfabetizar a todos.
Em leitura Direito Análise Linguística: apropriação do sistema da Escrita Alfabética eixo 15 Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras  e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos
Em produção de textos escritos Utiliza vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas, eixo 8
Oralidade - Participar de interação orais em sala de aula, questionando,sugerindo, argumentando e respeitando os turnos da fala.eixo 1.Análise linguística; Discursividade, textualidade e normatividade - Eixo 11 Sabe procurar no dicionário a grafia correta das palavras. Análise linguística Apropriação do Sistema  Escrita Alfabético(SEA)
Reconhecer e nomear as letras do alfabeto.eixo2
  As modalidades organizativas contemplada são atividades permanentes,
Este processo, faz parte da pedagogia que trabalho todo início do ano letivo eu enfrento desafios novos consigo atingir a maioria dos objetivos principalmente o geral que é:
Saber usar o dicionário, compreendendo sua função e organização.

Descrição das atividades e formas de avaliação

Esta atividade é mais um aliado favorecendo a aprendizagem.
Usei um caderno pequeno, cortei duas folhas para cada letra do alfabeto, exceto k, w, y. Copiava 5 palavras, de início as letras , a b , c,d, e .  Até chegar à última letra do alfabeto. Além de duas folhas cortadas os alunos escreviam as letras maiúsculas e minúsculas, destacadas bem no início. Usei também canetinha azul e vermelha.
             Costumo organizar a minha sala em dupla, antes de trabalhar o texto é feita a leitura silenciosa onde os curiosos perguntam o significado das palavras ao qual todos vão procurar,estas palavras serão escritas no quadro.Os recursos utilizados em sala de aula passaram a compor um ambiente alfabetizador.
            Na sala de aula todos se beneficiaram dos recursos visuais e das estratégias usadas tais como: caderno pequeno, papel sufite, xérox pincel lápis borracha livro De olho no Futuro Letramento e Alfabetização 3 ano  canetinhas , máquina fotográfica, lápis de cor.
            Usei várias estratégias para solução dos alunos que se encontrava com dificuldades, uma delas foi colocar em dupla ao qual aquele que já sabia passou a ensinar o colega com dificuldade. Eu também aproveitei com minha ajuda individual voltando ao alfabeto detalhado, explicava lentamente todo o processo as três primeiras letras, no início eles passavam folha por folha lendo palavra por palavra até encontrar, descobrimos palavras idênticas, foi um grande desafio.Este aluno exigiu muita paciência e muito esforço por ambas as partes.pensei em desistir ,mas ai ele animava , o que me deu mais esperança .e devido as nossas insistência conseguimos com muito sucesso alcançar objetivo.

           Avaliação dos resultados:

Vários objetivos foram alcançados no longo destas atividades aos quais:
 *Reconhecer as letras do alfabeto.
*Reconhecer diferentes tipos de letras;
*Promover a interdisciplinaridade;
*Diferenciar as letras de números e outros símbolos.

       Considerações finais:
 
Ao longo de todo o meu trabalhei, usei o dicionário ao qual me possibilitou explorá-lo bem. Nele pude perceber algumas atividades, para que os alunos desenvolvam seus conhecimentos. Nesse momento, poderá ser avaliado o que os alunos aprenderam sobre o assunto e, se for o caso, retomar os pontos dos quais eles tenham dúvidas. Há também atividades que podem ser realizadas em grupo ou individualmente.
            Este trabalho contribuiu muito para estruturar uma prática pedagógica e também para a formação profissional e pessoal. Mas o fazer reflexivo me conduziu aos resultados satisfatórios.
            Atualmente, os alunos acompanham as rotinas diárias de trabalho, procurando palavras geradoras de outras.
 A minha experiência foi muito rica, trabalhei mais em sala, pois sabia que através do Pacto eu iria compartilhar com outros as minhas práticas.

Referências:
                        
    AURÈLIO,mini.

    FERREIRA,Holanda de Buarque - Escolar.

    Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Ano 3
Unidade 01

    Currículo inclusivo o direito de ser alfabetizado;

    A alfabetização de crianças com deficiência: Uma proposta inclusiva -  Educação Especial;
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário