sábado, 29 de março de 2014

Pacto - Relato: Ler é Prazer.



TÍTULO DO TRABALHO: LER É PRAZER
Ana Rita de Albuquerque Pataro
            Apresentação

Esse relato de experiência será uma das propostas abordadas durante esses anos em consonância com o Pacto Nacional pela 
Alfabetização na Idade Certa, pois esse trabalho foi realizado com meus alunos do 1°ano do 3° turno da Escola Municipal Manoel Mayrink Neto. Mesmo atuando como Coordenadora do Pacto sou regente e não poderia deixar de participar dessa formação continuada. O foco é despertar o gosto pela leitura literária colocando os alunos em contato com mundo da leitura.
Fundamentação teórica

          Considerando os Direitos de Aprendizagem: Leitura, Produção de textos escritos, Oralidade, Analise Linguística - discursividade, textualidade e normatividade focada nesse relato considero ser atividades permanentes, onde dei ênfase ao Direito de Aprendizagem Leitura - ler textos não verbais, em diferentes suportes; ler textos ( poema, canções tirinhas, textos de tradição oral, dentre outros), com autonomia; Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévio relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas crianças. Reconhecer finalidades de textos lidos pelo professor ou pelas crianças. Realizar textos verbais e não verbais, construindo sentidos. Oralidade - Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala; Escutar com atenção texto de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, comuns em situações publicas: exposição oral, debate, contação de historia; Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos, sobretudo os mais formais comuns em instancia públicas (debate, entrevista, exposição, noticia, propaganda, relato de experiências orais, dentre outros); Analisar a pertinência e a consistência de textos orais, considerando as finalidades e características dos gêneros; Reconhecer a diversidade linguística, valorizando as diferenças culturais entre variedades regionais, sociais, de faixa etária, de gênero dentre outras; Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo – os como manifestações culturais.Escolhi trabalhar com essa atividade porque precisava ir além do esperado e necessitava de algo novo e percebi que o Pacto no ensinaa despertar o gosto pela leitura desde os anos iniciais com a variedade de Cantinho de Leitura e queria também sensibilizar meus alunos para a emoção, beleza dos textos variados viajar na leitura explorando as cenas da historia, os personagens e as gravuras. E ensina-los a ter compromisso e responsabilidade desde cedo com livros mesmo quando vai para casa não esquecendo que a família também precisava me ajudar envolvi todos nessa atividade PAIS X ALUNOS X PROFESSORES.

           Descrição das atividades e forma de avaliação

      O meu objetivo com essa atividade avançar na alfabetização dos alunos utilizando os materiais didáticos e pedagógicos tais como livros, etc... oferecidos pelo PACTO e MEC, não se esquecendo dos vídeos que assistimos destacando os direitos de Aprendizagem Leitura e Oralidade – Materiais usados. Vários livros dos Cantinhos de Leitura que recebi e podendo renovar acervo; Os cadernos do PACTO – unidade 1 até 8 me ajudou muito. Comecei com uma leitura deleite do livro Clact... Clact... Clact... Liliane e Michele Iacocca depois deixaram que cada aluno manuseasse o livro e em seguida em circulo conversamos sobre a estrutura física do livro (miolo, orelha, lombada, pagina de rosto) capa (incluindo orelha), página de Crédito (no verso do rosto), 1° capa e 4° capa (contracapa). Chamei a atenção para as ilustrações, título, autor, editora e exploramos as cenas da historia, os personagens, gravuras conversamos sobre a história, lemos depois fizemos o reconto oral cada aluno expos suas ideias ilustrando e fiz um painel dentro da sala de aula com os desenhos. Outro aluno escolheu outro livro e continuei com o mesmo processo, mas ele deveria recontar e a turma ilustrar para manter o mural. 
Os materiais usados:
Ø  Livros dos Cantinhos PNLD 2010 a 2012 obras complementares – para uso nas salas de aula de 1°, 2° e 3° anos / FNDE;
Ø  Folha chamex;
Ø  Lápis de cor e escrever;
Ø  Ditado semântico de acordo com a história;
Ø  Maquina fotográfica;
Ø  Durex colorido.
E bom lembrar que esse trabalho é desenvolvido toda semana cada aluno leva um livro para casa e reconta na segunda – feira. Avalio de acordo com o interesse da turma, participação, reações manifestadas durante o trabalho e o nível de compreensão e interpretação deles quanto a história.

Avaliação dos resultados

Após as avaliações percebi que a leitura deleite e o reconto proporcionouavanços na atividade proposta pelo Pacto o ditado de palavras e frase ajudou a sanar as dificuldades a medida que os alunos liam e exploravam as cenas e quando os mesmos liam em grupo a aprendizagem e o comportamento ficavam cada vez melhor. No 1° dia percebi que levaria um tempo para ele acostumavam, mas foi engano meu a atenção era de todos e eles queriam participar cada vez mais aqueles que no inicio não conseguiam ler com fluência o colega ajudava passando o dedinho.

Considerações finais

Foi ótima a ajuda que recebemos dessa formação. Cada encontro, cada estudo de um dos cadernos abriu meus horizontes, vídeos, dinâmica, livros, textos sugeridos pelo Pacto, caixa do CEEL,o ditado que tem como objetivo verificar em que hipótese de escrita a criança esta servindo de avaliação diagnostica onde essa estratégia me surpreender porque consegui fazer a intervenção pedagógica com cada aluno sanando assim a dificuldade existente. Principalmenteno que diz respeito à Rotina outra técnica que serviu para eu mesma me organizar e ajuda meus alunos na organização própria de sua vida escolar. A experiência serviu para que eu enquanto educadora não desista nunca e que cada dia possamos descobrir algo novo para recomeçar basta querer mudar a nossa atitude e com a ajuda dos formadores e orientadores conseguimos acrescentar, somar nossos conhecimentos. Obrigada equipe do Pacto.

Referências bibliográficas

Ø  SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6° edição – FNDE
Ø  MACHADO, Ana Maria. Balaz bombons caramelos. Obras complementares 1° ano - FNDE
Ø  FRANÇA, Eliardo. O mais bonito! Obras complementares 1° a 3° ano - FNDE
Ø  MICHELLE IACOCCA, Clact... Clact... Clact... .Obras complementares 1° a 3° ano - PNLD
Ø  WILLIAMS, Sue, Vamos passear.Obras complementares 1° a 3° ano - FNDE
Ø  SILVA, Leila Nascimento da. Texto: Os gêneros textuais em foco: pensamento na seleção e na progressão dos alunos.

Na Sala de Aula:
 

 






A galinha ruiva - Adaptação: Roseli Ventura.

Aprendendo para a vida!











































Roseli em qualquer escola que estiver Louve a Deus e continue sendo uma bênção.

Relato- Pacto Nacional de Alfabetização na Idade certa: JOGO CAÇA-RIMAS

TÍTULO DO TRABALHO: JOGO CAÇA-RIMAS
Tereza Barbosa Campos Ségala

No Seminário.
 
Apresentação
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como principal objetivo nos orientar.  O principal objetivo é favorecer boas condições de ensino, propiciando o acesso das crianças a materiais de qualidade.
Portanto, tenho observado o desempenho das crianças com mais dificuldade de aprendizagem.
vo é favorecer boas condições de ensino, propiciando o acesso das crianças a materiais de qualidade.
Portanto, tenho observado o desempenho das crianças com mais dificuldade de aprendizagem.
Fundamentação teórica 
A atividade aqui relatada é com jogo - Cada criança escolheu desenho do jogo; em seguida, peguei as outras peças que estavam em outra caixa, peças iguais às que foram escolhidas pelas crianças. Em uma mesa coloquei os desenhos com a gravura para baixo, fui chamado cada criança após deixar que eles memorizassem bem as gravuras. Foi um sucesso, pois divertimos muito, tirei duvidas dos alunos que foram surgindo durante a brincadeira. No final do jogo, entreguei uma folha em pauta e deixei que eles listassem as palavras do jogo.
Descrição das atividades e forma de avaliação
Nesta seção foram descritos os objetivos; levantei um conhecimento prévio dos alunos sobre os textos a serem lidos, reconhecendo e compreendendo alguns mecanismos de coesão textual, reconhecer a gíria e entender seu uso, compreendido o que é a gíria e a adequação de seu uso. Analisei os elementos de uma noticia ate que as crianças percebessem as características desse gênero, a compreensão de alguns mecanismos de coesão textual, escrevendo com pautas caligráficas.
Na parte da leitura foi feito um projeto campeão da leitura, houve muito entusiasmo e muita motivação das crianças. Os projetos são situações em que a linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se inter-relacionam de forma contextual, pois quase sempre envolvem tarefas que articulam esses diferentes conteúdos.  Os projetos permitem que os alunos atribuam significação aos temas em questão, bem como ao encontro com situações diversificadas do processo ensino-aprendizagem, o qual se dará durante todo o desenvolvimento do projeto que assim não se resumirá apenas ao conteúdo, mas incluirá também a experiência de convivência, troca, aceitação do outro e respeito aos coleguinhas.
A avaliação da turma foi constante e objetiva. A finalidade da avaliação, portanto, é mais que constatar se o aluno domina determinado conteúdo ou capacidade.
Em suma, avaliar não é fazer uma prova que não retrata prática do dia-a-dia na sala de aula, a avaliação na qual eu relatei é formada, pois me preocupo com o “como” e o “quanto” um aluno é competente em relação aos objetivos selecionado como significativos e seu avanço nas diferentes produções foi que eu avaliei meus durante o ano.
Avaliação dos resultados
 
 Objetivos alcançados:
- Nos primeiros dias, foi fundamental desenvolver atividade em que possam ser considerados os usos e as funções da escrita, no sentido de desenvolver a capacidade deles.
- Propus aos alunos que escrevessemda maneira que sabiam, a partir desse momento começaram a escrever com mais segurança, sem medo de errar.
- Mostrei para eles como a escrita facilita a nossa vida.
- Selecionei palavras e elaborei letras, sílabas, palavras e frases coletivas, onde fixei na parede.
- Importante compreender que o objetivo da avaliação é como forma de acompanhar o caminho que o aluno está trilhando para apropriar, efetivamente.
Isso tudo quer dizer que a avaliação deve fornecer indicativos para a ação dos alunos.

Considerações finais

Com base no meu trabalho e no desempenho das crianças, após iniciar o trabalho com o “Pacto na Alfabetização na Idade Certa”, presenciei mudanças casa vez mais rápidadesempenho da turma. Em outros termos, o livro didático esta presente no cotidiano de professor e aluno em sala de aula e em casa e é responsável por fornecer elementos essenciais na organização das praticas pedagógicas e na construção de conhecimento. Me ali sempre nos livros pedagógicos, não ficando presa em um livro só.
Atualmente, em razão das infinitas possibilidades da informação, tudo está interligado e acontece ao mesmo tempo.
Nos primeiros dias quando iniciei o trabalho com o 2° ano foi fundamental desenvolver atividades em que foram considerados os usos e as funções das letras.
Foi muito importante vivenciar situações do dia-a-dia na sala de aula. A linguagem oral esteja bastante presente nas salas de aula (historias, deleite, rotinas cotidianas, na leitura de instruções, na correção de exercícios, etc.) afirmo que frequentemente as atividades foram diversificadas e prazerosas.
Referências

Ø    Aprendizagem divertida (Solange Valadares Rogério Araújo)
Ø    Festa das Letras (Dirce Guedes de Azevedo)
Ø    De olho no Futuro. Letramento e Alfabetização 2° ano (Cassia Garcia de Souza