sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atividade de História - Professora: Lilia.

Leia atentamente o texto abaixo e responda as questões seguintes:

No Brasil, desde a época colonial, por vários motivos, era muito importante ser senhor de escravo. Por ser algo muito valorizado, muitos queriam ser senhores de escravo. Até mesmo muita gente pobre tornava-se proprietário de escravo.
Diferentemente de anos atrás, hoje os historiadores sabem que os donos de escravos não pertenciam apenas aos grupos mais ricos do Brasil. Havia, em quase todas as regiões  do território brasileiro, muitos senhores de escravos que eram pobres, que viviam modestamente, trabalhando na roça, dormindo e comendo ao lado de seu escravo. Nesses casos, o escravo, em geral, era um indivíduo velho e doente, que valia pouco no mercado. Havia também, nas cidades maiores, algumas mulheres sozinhas, às vezes viúvas, que viviam de alugar seu escravo.
Ser senhor era, antes de mais nada, a melhor maneira de se distinguir da grande quantidade  de gente escrava , que em alguns lugares beirava quase a metade da população.
Além disso, ser senhor significava gozar do status de quem manda e não de quem obedece.
Numa comparação, poderíamos dizer que o desejo de ser senhor  de escravo era  parecido com o forte desejo que existe  hoje em toda a  sociedade, de ter um automóvel. É comum encontrarmos pessoas cujo automóvel, por seu preço, está muito acima do padrão de vida que elas tem; há casos de donos  de automóveis novos e caros que não tem casa própria, por exemplo.
Atualmente, sabemos que a escravidão estava disseminada pela sociedade brasileira e que mantê-la não interessava apenas às elites  brasileiras. Entre outras razões, a escravidão durou bastante no Brasil porque ela era importante  para muitos__ e não apenas  para os mais ricos.
1-De acordo com o texto, os historiadores atualmente têm uma visão diferente  sobre os proprietários  de escravos. O que eles sabem hoje?
2-O texto afirma que muitos senhores de escravos não eram ricos, não pertenciam as elites. Como se caracterizavam esses senhores pobres?
3-Numa certa altura, o texto compara a propriedade de um escravo, no passado, com a propriedade de um bem  de consumo na atualidade. Sobre o assunto, marque as alternativas corretas:
(     )a propriedade do escravo pode ser comparada , hoje, à propriedade  de uma casa própria.
(     )o escravo só se considerava livre quando se tornava senhor  de outro escravo.
(     )os escravos dos senhores pobres, em geral, não eram muito valiosos no que diz respeito ao seu preço no mercado, sendo velhos e doentes.
(     )ser proprietário de escravo, no passado, era tão importante como ser proprietário de um automóvel hoje.
(     )ser proprietário de um automóvel, hoje, confere status, assim como no passado,  ser dono de escravo também conferia status.

4- no texto é apontada uma causa para abolição tardia no Brasil. Qual é essa causa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário