quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Projeto: Pontos Turísticos de Urucânia - MG.


Escola Municipal Manoel Mayrink Neto

Aprendendo para a Vida
 
 
Pontos turísticos de Urucânia


Justificativa
Este trabalho foi elaborado de acordo com o currículo, como já fazia parte deste resolvi mudar a maneira de ensinar para envolver todos os meus alunos PRATICA X LAZER, na elaboração de diversas produções textuais. Por isso escolhi o gênero carta partindo de uma belíssima excursão. Conhecer os pontos turísticos da cidade de Urucânia.
 
Identificação da Turma
A turma 302 é composta por 28 alunos sendo 9 meninas e 19 meninos todos estão dentro da faixa etária exceto 1 deles. O mais importante é que continuei com a turma desde 2013, uma das sugestões do PACTO onde facilitou o meu trabalho neste ano de 2014, pois já conhecia o nível de aprendizagem de cada um. Quanto aos conhecimentos prévios muitos não conheciam o Asilo “Maria Vitória Campos”; E alguns pontos turísticos. Afinal tenho alunos da Zona Rural e Urbana.

Duração: 4 dias ( seguindo o quadro de horário abaixo).
    HORÁRIO
      SEGUNDA
         TERÇA
      QUARTA
        QUINTA
           SEXTA
 7h10 às 8h00
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
      Ed. Física
       História
Língua Portuguesa
 8h00 às 8h55
Língua Portuguesa
    Matemática
Língua Portuguesa
       História
Língua Portuguesa
 8h55 às 9h10
       Intervalo
       Intervalo
       Intervalo
      Intervalo
      Intervalo
 9h15 às 10h05
        Ciências
Língua Portuguesa
    Matemática
    Matemática
    Matemática
10h05 às 10h45
     Matemática
       Ciências
     Geografia
    Matemática
           Arte
10h45 às 11h25
     Matemática
       Ciências
     Geografia
Língua Portuguesa
   Ens. Religioso
 
                                                                                 Atenciosamente,
Tereza Campos.
Produção de Texto
 
 As produções de texto foram escritas para atender seus alunos, funcionários da escola,
comunidade e o fundamental – FAMÍLIA, cujo objetivo era unir o útil ao agradável.

Objetivos
·         Eixo produção de textos escritos: Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba; Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor; Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
·         Eixo leitura: ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações; localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temática, lidos pelo professor.
·         Eixo oralidade: Produzir textos orais de diferentes gêneros, com diferentes propósitos sobre tudo os mais formais comuns em instancias publicas (debate, entrevista, exposição, relato de experiências orais, dentre outros); Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo como manifestações culturais.
 
 
Desenvolvimento
O nosso trabalho foi feito através do conteúdo de História QUAL? Ao iniciar o trabalho sobre os bairros de Urucânia, os alunos sugeriram varias ideias. Então fui registrando as sugestões dos mesmos. Articulei o planode acordo  com as sugestões: A partir desse momento começamos a estudar os pontos turísticos de Urucânia, tivemos a ideia de fazer uma visita aos mesmos, mas para isso precisávamos de um ônibus para nos conduzir ate o local .
Daí veio a ideia da produção de texto, atividade que já fazia parte da nossa rotina em sala de aula. Fizemos uma produção de texto coletiva (gênero carta) onde fui ouvindo a opinião de cada um oralmente e registrando no quadro. A carta era para a nossa supervisora Elaine, expondo o que queríamos que providenciasse o ônibus para nós.Através da carta iniciamos o nosso trabalho, discutimos bastante e foi escolhido um aluno para passar a carta a limpo e entregar a Elaine.
Foi tudo muito bem sucedido, marcarmos o passeio e divertimos bastante, quando retornamos fizemos outra carta agradecendo a nossa supervisora pelo apoio que ela nos deu. Naquele momento abriu - se oportunidades criativas para uma serie de produções vivenciando a realidade de cada aluno. Nessa situação, os alunos trabalham vários tipos de gêneros textuais a seguir vocês poderão ver no anexo do nosso portfólio.
Um aspecto importante é discutir com os alunos quais as regras apresentadas em uma narração fixando as fundamentais. Todos os textos deixaram os alunos entusiasmados em relação ao contexto. Para finalizar cada aluno fez a leitura da sua produção, cujo assunto o inicio e termino da excursão, todas ficaram lindas, pois partiu da vivência deles.
Formas de agrupamento da turma
 Utilizei varias formas de agrupamento: Primeiro fizemos uma produção de texto coletiva onde cada aluno teve sua oportunidade de se expressar (escrevemos a carta para pedir o ônibus) neste momento fui à escriba. A segunda atividade foi feita em trio, pois era necessário entrarmos em um acordo, os alunos tinham que reescrever outra carta mais dessa vez agradecendo pelo transporte. No terceiro momento cada aluno individualmente escreveu sua produção de texto relatando o inicio e o termino da excursão.
 Avaliação
Foi de acordo com a qualidade da oralidade de cada aluno não olhei a quantidade de palavras uma vez que cada um apresenta um nível de desenvolvimento diferente. Ouvi ajuda mútua, interesse pelo o assunto e o meu objetivo era que todos participassem, avaliei também a produção textual.

Professora Alfabetizadora: Tereza Campos Ségala

3º ano /1º turno - 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário