quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Gênero: História em quadrinho - Meio Ambiente

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a Vida!

Meio Ambiente



Professora Alfabetizadora: Marciana Aparecida Maciel
Ano: 3º ano / 2014.

Gênero: História em quadrinhos (tirinha)

Justificativa: Diante da escassez de chuvas e consequentemente a falta de água que estamos enfrentando, vendo a escola onde trabalho sendo abastecida por tanques de água, e as indagações feitas por meus alunos, me senti motivada a fazer um trabalho voltado para a conscientização do uso adequado de água e suas consequências para o meio ambiente.
Duração:  5 aulas de 50 minutos (envolvendo as aulas Língua Portuguesa e Matemática).
As produções de texto serão importantes para o nosso cotidiano. Os alunos e eu chegamos à conclusão 
que no âmbito familiar, escolar e social todos necessitamos do mesmo bem comum. Através da escrita 
queremos mostrar para há sociedade que tudo depende de nós.
Objetivos: Língua Portuguesa:
·       Identificar a finalidade de um texto;
·       Inferir informações implícitas em um texto;
·       Estabelecer relação de conclusão em um texto;
·       Identificar o objetivo de um texto publicitário;
·       Identificar o traço de humor em um texto;
·       Aplicar os conhecimentos relativos a classes gramaticais (adjetivos) na produção de texto;
·       Localizar informações explícitas em um texto;
·       Estabelecer relações de causa/consequência entre fato de um texto;
·       Estabelecer, no interior de um texto, relação entre um fato e seu objetivo.
Matemática: Grandezas e medidas
·       Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumento de medida conhecidos: fita métrica, balança, recipiente de um litro.
·       Selecionar e utilizar instrumentos de medidas apropriados a grandeza a ser medida ( por exemplo: tempo, comprimento, massa, capacidade), com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido.
Tratamento de informação:
·       Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: anúncios, gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação agindo de forma afetiva na realidade que vive.
            Desenvolvimento:
1º momento:
Os alunos viram a escola sendo abastecida por um trator tanque, isto causou grandes curiosidades e questionamentos.
·       O que o trator está fazendo?
·       Por que ele esta carregando aquele negocio?
·       Para que serve?
·       Por que não tem água
      2º momento:
     Trabalhar a história em quadrinhos “Vida de passarinhos”. Fazer a leitura coletiva e a interpretação oral e escrita, falar do poema Canção do exílio de Gonçalves Dias.
·       Quem é Gonçalves Dias?
·       O que significa exílio?
·       Lembrar que o Poema foi uma criação pelos Editores 5º ed. 2005.
·       O sabiá encontrou a palmeira?
·       O que aconteceu com a palmeira?
Em seguida trabalhar o poema“SOS natureza” com leitura individual e interpretação oral e escrita. Trabalhar um cartaz de um musical “O Rei Leão” com interpretação oral e escrita.
·       Qual o titulo do cartaz?
·       Quais são os participantes do musical?
·       Quais dias e quantas horas acontecerão o musical?
3º momento:
·       Ler a tirinha do Menino Maluquinho para distração e relaxamento.
·       Criar um pequeno texto dissertativo observando as duas imagens utilizando adjetivos EU ERA...
·       Cada aluno devera ler o seu texto.
4º momento:
·       Leitura do texto “O que devemos fazer para preservar a natureza?” de Bruno Spinelli Dantas, Colégio Werneck, Petrópolis- Jornal Brasil, para monitoramento.
·       Os alunos farão a leitura continuada do texto, em seguida fazer o monitoramento para incentivo de melhorar leitura.
·       Resolver a interpretação escrita.
5º momento:
·       Fazer comparações entre tabelas e gráficos e resolver as atividades propostas envolvendo medida de capacidade (litro).
6º momento:
•   Ler a tirinha da Mafalda e completar a loteria juntamente com suas ideias como pede o exercício.
•   Fazer a leitura deleite do livro “Quem vai salvar a natureza de Ruth Rocha”.
7º momento:
·       Jogo da batata quente (a batata foi substituída por uma bola de meia).
Como jogar:
- Os alunos ficarão sentados no chão em círculo;
- Uma bola deve ser passada de mão em mão;
- Cada aluno deverá dizer uma frase sobre economia de água, bem rapidinho.
- Se o aluno não falar a frase ou repetir alguma frase saíra da brincadeira e se o aluno passa a bola para o outro e ele deixa cair no chão também sairá do jogo, ou eles tem a opção de não passa para o colega.
Observação: Poderá também ser pedido nas próximas rodadas que os alunos falem:
·       Onde encontramos água;
·       Consequências do uso inadequado da água.
8º momento:
·       Fazer a leitura coletiva dos 10 mandamentos da água.
·       Pedir que os alunos falassem o que entenderam sobre cada frase.
·       Fazer um sorteio para formar dupla e confeccionar cartazes com os 10 mandamentos da água para o mural da escola.
9º momentos:
·       Escrever nos balões da historia em quadrinhos da Turma da Monica em “A água da natureza” o que cada personagem fala sobre a importância da água.
·       Cada aluno deverá ler sua história.
·        Formas de agrupamento da turma
As atividades foram feitas em dupla, individual, e em grupo.
 Avaliação
Os próprios alunos fizeram as próprias avaliações utilizando regras criadas pro eles próprios. Utilizei a confecção e cartazes elaborados pelos próprios alunos para ver se realmente eles aprenderam o que foi ensinado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário