segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pesquisa sobre Sítio Arqueológico.

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida
 Professora: Edna
Alunos: Samuel e Hugo
4º ano / 2013
Definição de Sítio arqueológico:

Sítio arqueológico, local arqueológico ou estação arqueológica é um local ou grupo de locais - cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão - onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico, seja esse pré-histórico ou não.
O termo sítio arqueológico atrela-se geralmente ao local onde ficam ou ficaram preservados artefatos, construções ou outras evidências de atividades humanas, ocorrido num passado recente, distante ou mesmo remoto. Os sítios arqueológicos mais conhecidos correspondem a cidades, templos, cemitérios e túmulos antigos soterrados em várias partes do mundo. No Brasil, esses locais são protegidos por lei e é crime destruí-los.
Se o foque de estudo não atrelar-se à história do homem e às suas atividades, mas sim ao estudo da evolução da vida na Terra, as correspondentes áreas de pesquisa em campo são então denominadas sítios paleontológicos. Os sítios paleontológicos são assim áreas que historicamente mostraram-se propícias à formação e preservação de fósseis. Com base nos fósseis coletados em dispersos sítios paleontológicos ao longo do globo, com alguns remontando ao éon arqueano (é o éon que está compreendido aproximadamente entre 3,85 bilhões de anos e 2,5 bilhões de anos atrás. O éon Arqueano sucede o éon Hadeano e precede o éon Proterozoico. O início do Arqueano é marcado pelas primeiras formas de vida unicelulares da Terra), é possível construir um cenário elaborado da evolução da vida no planeta ao longo de sua existência.
Pela definição, os sítios arqueológicos podem ser considerados como uma subclasse dos sítios paleontológicos, os primeiros geralmente também abrigando fósseis humanos. Os mais antigos remontam, contudo, quando muito, ao mioceno.

Principais Tipos De Sítios Arqueológicos:

Montanhas: Protuberância feita de terra que pode ou não conter certo tipo de enterro.
Estradas Antigas: Parte de redes de transporte extensa que desempenha papel importante em civilizações antigas.
 •Observatórios Astronômicos: Edifícios destinados em controlar o tempo foram construídos para cerca de cinco mil anos.
Tipos de Sepultamento: No passado as pessoas imortalizavam os mortos em certas maneiras diferentes.
Calçadas: Forma primitiva de sistema de transporte, que consiste em um estreito de terra construído pelo homem ou pela estrutura de pedra em ponte de via navegável.
Artes Rupestres: Referem às pinturas, murais, desenhos, gravuras, esculturas esculpidas no interior de rochas e cavernas.
Castelos do Deserto: Fortificações construídas durante os primeiros dias da expansão islâmica no século VIII DC.
Açudes: Armadilha para peixes é um passo em frente na tecnologia de pesca. Eles eram usados na América do Norte durante há milhares de anos.
Geoglifos: Tipo de sítio arqueológico feito a partir da locomoção, arranjos de pedras, terra e objetos dentro da paisagem.
Tempos Henge: Termo dado à grande terraplenagem de ordem pré-histórica, em geral e nem sempre circular. Compostos de pedras, madeira ou terra.
•“Hordas” ou “caches”: Coleções de objetos que foram reunidos e enterrados de modo intencional.
Estrumeira: Termo arqueológico para pilhas de lixo.
Arquitetura Monumental: Sítio arqueológico que se refere às grandes estruturas feitas pelo homem e que são compostas de pedra ou terra.

Oppida: Palavra dada aos restos arqueológicos de assentamentos fortificados em toda a Europa; Termo originado a partir de uma palavra usada pelo general Júlio César.
Pirâmide: Uma das primeiras formas da enorme arquitetura monumental construída por seres humanos.

Pedreiras: A pedreira ou mina é onde a matéria-prima, pedra ou minério de metal foi extraído para uso como material de construção. Por vezes também estão minadas com informações de valor arqueológico.
Estátua Menires: Espécie de pedra pé megalítica constituída por estátua esculpida pelos seres humanos.

                                                     Curiosidade:

As características topográficas e cartográficas (mapas) muitas vezes permitem identificar a existência de sítios arqueológicos. A partir da análise de fotografias aéreas (chamadas de aerofotografia), já foram percebidos vários indícios de ocupações do período pré-histórico e histórico.
Embora os sítios arqueológicos conhecidos sejam templos ou enterros espetaculares, os arqueólogos estão interessados em todos os tipos de comportamentos exibidos por pessoas no passado, e não apenas na combinação de riqueza e religião, apesar de parte da mídia valorizar o estereótipo dos tesouros perdidos.

Bibliografia:




Nenhum comentário:

Postar um comentário