terça-feira, 3 de agosto de 2010

Atividade 2.6:
Planejamento de atividade com hipertexto ou Internet no editor de textos

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto - Urucânia /2010
Aprendendo para a vida!

Coordenadora: Lilia Beatriz Campos
Professor: José de Macedo Silva Neto 5º ano / 3º turno
Participação: Rita de Cássia Araújo
Aluna: Elaine Auxiliadora Mauricio Neves (supervisora)
Professoras: Emanuelle e Conceição – Ponte Nova- M.G.
Tema: Interpretação de texto
Objetivos de aprendizagem:
• Interpretar diferentes tipos de textos;
• Ler e interpretar os enunciados sozinhos;
• Sanar as dificuldades apresentadas durante a interpretação, utilizando propostos de encartes sugeridos pela Prova Brasil, com apoio da equipe pedagógica da SRE 33ª PN.
As etapas das atividades:
• Comentário prévio sobre o assunto:
• Leitura silenciosa;
• Leitura em voz alta;
• Trabalhar a interpretação individual, utilizando diferentes tipos de enunciados.
Identificação e listagem dos recursos necessários:
• Livro Didático – Língua Portuguesa – 5º ano – Coleção Sempre aprendendo.
Autoras: Cláudia Miranda e Vera Lúcia Rodrigues.
• Recortes de jornais e revistas;
• Xérox;
• Oralidade - expor para os alunos, fatos atuais desenvolvendo, na criança a capacidade de percepção. Ex: Copa do Mundo não é somente futebol, gera empregos, renda cultura, conhecimento geográfico etc.
Competências e conhecimentos prévios dos alunos necessários para participar da atividade:
• Utilizo o S.Q.A. sempre no inicio das aulas;
• O próprio texto, também nos ajuda ,estimulando os alunos a comentar, despertado interesse nos demais, instigando assim um debate.
Formas de avaliação – como será verificado se a atividade atingiu seu objetivo?
• Avaliação diagnóstica, amostral, recuperação paralela, sistemática e participação dos alunos na sala de aula, tarefas, trabalhos.
Verificação se atingiu o objetivo?
• Correção dos exercícios oral ou escrito;
• Utilização do dicionário;
• Leitura feita pelo professor para que a compreensão fique mais fácil, depois pelos alunos;
• Linguagem formal e informal;
• Leitura diária utilizando os livros da Biblioteca Cecília Meirelles da própria escola;
• Processo: Recordando;
• Processo: Recuperar – Intervenção pedagógica.
Obs: Na próxima aula de Interpretação de texto, eu vou aproveitar a avaliação amostral para introduzir sobre o Hipertexto e links na sala dele, pois o professor levará para sala de aula o seu notebook para que seus alunos interpretem a tela do notebook, direcionando os passos corretos até chegarem no arquivo a ser trabalhado.
Vocês observarão que na avaliação amostral, coloquei um texto de Ziraldo com o titulo: Dia do Pedundura e o link.
Segue a Avaliação Amostral:

ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MAYRINK NETO
APRENDENDO PARA A VIDA!

AVALIAÇÃO AMOSTRAL DE LÍNGUA PORTUGUESA:
FAÇA COM ATENÇÃO!

ACERTOS: ___________ ERROS: _____________

PROFESSOR: ____________TURMA__________SUPERVISORA: ________

NOME DO ALUNO: ___________________________________________________

ANO________ DATA: ____/____/____


1. (D3) Leia o texto abaixo:

DIA DO PEDUNDURA

O tio do Junin tem um restaurante perto de uma faculdade, mas que nunca abre no dia 11 de agosto para não ter confusão. Eu fiquei surpreso e, no começo, não entendi muito bem, mas, depois, ele me contou que, neste dia, os estudantes do curso de Direito vão aos restaurantes, comem e saem sem pagar a conta. Este dia existe porque, antigamente, os poucos estudantes de Direito eram convidados para comer de graça em alguns restaurantes para comemorar o Dia do Direito e o Dia do Advogado. Hoje em dia, o número de estudantes cresceu muito e a tradição do pendura não pôde mais ser mantida. É claro que os dono dos restaurantes não gostam nem um pouco desse dia,eles brigam,chamam a polícia e se recusam a atender a algumas pessoas. Por isso o tio do Junin prefere fechar seu restaurante e ficar longe de qualquer problema.
www.meninomaluquinho.com.br/paginahistoria

No trecho “... eles brigam, chamam a polícia...”, a palavra destacada se refere a.
A) convidados
B) donos
C) estudantes
D) restaurantes
__________________________________________________________________

2. (D4) Leia o texto abaixo:

E aí tem a do foguete espacial. O eletricista foi consertar o foguete. Demorou a achar o defeito. Quando terminou e ia sair, estava tudo fechado. Ele tentou se comunicar com a torre de comando, mas foi jogado ao chão com o impacto do foguete começando a subir. Correu para a cabine e viu um homenzinho verde dirigindo o foguete.
¬__ Para onde estamos indo?
E o homenzinho:
__Você eu não sei. Eu estou voltando pra casa.

Ziraldo. As últimas anedotinhas do Bichinho da Maça. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p.39.

O homenzinho verde que estava dirigindo o foguete era um:

A) anão de jardim de roupa verde.
B) astronauta em treinamento.
C) ladrão roubando o foguete.
D) marciano voltando para casa.
________________________________________________________________

3. (D13) leia o texto abaixo:

Elixir

Numa cidadezinha do interior, um jovem vendedor ambulante oferecia um maravilhoso produto chamado Elixir da Longa Vida. Na praça central, ele gritava empolgado:
__Todo dia tomo uma colher desse elixir e olhem o resultado: já vivi 300anos!
Ouvindo isso, os espectadores logo correram para a banca abarrotada de vidros, onde um garotinho atendia a multidão. Foi até o menino e perguntou em voz alta para todo mundo ouvir:
__Que história é essa? O seu patrão já viveu trezentos anos mesmo?
E o menino respondeu:
__Eu não tenho certeza. Só trabalho para ele há 120 anos?
Piadas da internet para crianças espertas. Luiz Aviz (org). Rio de Janeiro: Record, 2001, p.77.

O humor desse texto está na

A) fala do vendedor do exilir.
B) resposta do garotinho.
C) pergunta do negociante.
D) invenção do novo elixir.
__________________________________________________________________
4. (D9) Leia o texto abaixo e responda as seguintes questões:

FRANGO COM QUIABO
INGREDIEBTES:

500g de frango cortado
Suco coado de 3 limões
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
500g de quiabo
Uma cebola grande cortadas em cubos
3 tomates sem sementes, cortados em cubos salsinha a gosto.

MODO DE PREPARAR

Tempere o frango com a metade do suco de limão, o alho, sal e pimenta e deixe por uma hora.
Lave bem os quiabos, cortes as pontas, coloque-os em um recipiente e regue com a outra metade do suco de limão.
Em uma panela, aqueça o azeite e doure os pedaços de frango. Acrescente a cebola e os tomates e refogue em fogo baixo, mexendo sempre. Junte os quiabos escorridos. Deixe cozinhar até os quiabos estejam macios. Adicione a salsinha. Sirva assim que retirar do fogo.


1- Este texto serve para ensinar a.

A) cozinhar em fogão a lenha.
B) fazer frango com quiabo.
C) fazer suco de limão.
D) brincar de cozinhar.


2- Este texto é.

A) uma receita culinária.
B) a história de um frango.
C) uma instrução de um jogo.
D) uma bula de remédio.

3- Para fazer frango com quiabo é preciso:

A) folha de louro.
B) chuchu refogado.
C) cebolinha de cheiro a gosto.
D) cebola cortada em cubos.

4- De acordo com o texto a primeira coisa a ser feita é:

A) aquecer o azeite.
B) temperar o frango.
C) dourar o frango.
D) juntar os quiabos ao frango.
Sucessos!
Elaine.

Assinatura do responsável: ____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário