quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Hoje apresentarei o meu pôster. Ele é um outro meio de comunicação visual. É uma fonte de informação do trabalho realizado, completada por uma apresentação oral. A rigor, um pôster é um sumário e uma propaganda daquilo que foi pesquisado.

Aprendendo para a vida! Avaliação: Interpretação de Texto Ensinando e aprendendo
com as TICs.
Elaine Auxiliadora Mauricio Neves (E.M.M.M. Neto).
elaine-auxiliadora@hotmail .com
Resumo

Interpretar diferentes tipos de texto;
Ler e interpretar, os enunciados;
Sanar as dificuldades apresentadas durante a interpretação;
Fazer a avaliação.

Coletânea de textos
Introdução

A elaboração deste trabalho será para os alunos do 5º ano (505) do 3º turno
e essa idéia já surgiu algum anos atrás devido os resultados da Prova Brasil,
por isto a escola decidiu desenvolver intervenções pedagógicas para chegarmos
ao nível recomendável.
O objetivo deste trabalho é procurar sanar as dificuldades dos alunos ao interpretar textos.
Metodologia
Preparar a turma juntamente com o professor regente para a interpretação de texto
Fazendo um comentário prévio sobre o assunto. Explicando os diferentes gêneros textuais aproveitando o próprio livro didático, recortes de jornais e revistas, etc.
Antes da avaliação foi reservado um momento de conversa com os alunos, deixando a turma com a autoestima elevada e confiante para fazer a avaliação.

Resultado
O resultado é que 100% dos alunos consigam interpretar e alcançar bons resultados, tanto no momento da Prova Brasil quanto na sua jornada escolar procurando sempre alcançar o nível recomendável.

Conclusão
Após aplicar a avaliação diagnóstica aos alunos registrei os dados através do gráfico de colunas para que haja um melhor entendimento.
A avaliação aplicada foi uma Interpretação de Texto, sendo feita por 24 alunos:
14 alunos alcançaram o nível recomendável, 8 o nível intermediário, 2 o nível baixo. Dessa forma, o resultado demonstra avanços em relação a avaliações anteriores, visto que, os alunos estão conseguindo interpretar diferentes gêneros com mais facilidade. Este avanço é resultado de intervenções pedagógicas que a escola, juntamente com o professor, vem desenvolvendo dentro da sala de aula.

Referências Bibliográficas:
MIRANDA, Cláudia; RODRIGUES, Vera Lúcia; Livro Didático, Língua Portuguesa, 5ºano, Coleção Sempre Aprendendo.
PDE - PROVA BRASIL – Plano de Desenvolvimento da Educação/2009+.

Nenhum comentário:

Postar um comentário