quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Você quer conhecer e aprender a utilizar o Wikicionário?
Atividade - 2.11
Num mundo wiki – Por Jaime Balbino.
Uma contribuição à liberdade
A Wikipedia é uma experiência colaborativa radical. É difícil encontrar iniciativas semelhantes mesmo entre outros projetos de software livre: uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando,retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá – la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos.
Para compreender a Wikipedia é necessário entender o conhecimento como fenômeno social coletivo e não como posse e propriedade de uma elite-da qual podemos ou nãonos sentir parte. No mundo wiki não existe uma cultura popular ou uma cultura do status quo. O que existe é um grupo de pessoas que vive e interpreta o mundo e que , por meio da linguaguem, pode expressar esse seu conhecimento de forma competente e sintonizada com o outro( quer seja ou naão da mesma classe social).
Quando se trata de conhecimento e conceito segundo Pierre Levy, não se pode ler um verbete da Wikipedia sem participar. Isto torna a leitura pobre e sem sentido. O conhecimento lá não é só uma matrix hipertextual que parte da interpretação individual para atingir o coletivo. O hipertexto e seus links são apenas partes das possibilidades. Num texto dinamicamente escrito e reescrito, por autores conscientes do seu poder de influir na coletividade, o que temos é o surgimento também de camadas, dobras, platô, múltiplos, historia (num sentido mais deleuziano). Isto é não temos quase – conceitos ou pseudos – conceitos, criados individual ou coletivamente, que juntos formam um conceito ou uma ideia.
Navegue pelos seguintes sites:
• http://pt.wikipedia.org/wiki/wikicionario
• http://wwwcontosdaescola.net/entrevista-com-stewart-mader-wiki-in-education.

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