sábado, 7 de junho de 2014

1º Seminário de Formação em Juiz de Fora:


PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª SEMINÁRIO – 07 a 11 de abril de 2014 –  Granbery
Dia: 9/4/2013 (quarta-feira)

Temas ministrados pela formadora Ana Paula Lenz ( Matemática) 
em parceria com formadora Queila (Língua Portuguesa):  
1 - Leitura do FeedBack
2 - Leitura deleite (A Monstro Mática).
3 - Inicicando a Conversa: O eixo Número e Operações será abordado em um conjunto de 3 cadernos.
O tema central deste caderno 2 são os Números.
Eles serão analisados a partir das seguintes perspectivas:
1ª - Apresenta os números como resultante de uma operação de contagem que segue alguns princípios lógicos e possui variadas formas de registros;
2ª - Apresenta os números no âmbito das situações de uso em contextos sociais.
O objetivo geral do caderno é provocar reflexões sobre a ideia de número e seus usos sem situações do cotidiano, oferecendo subsídios para as práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças.
       4 - Trabalho em grupo (O mundo sem a Matemática) ( confecção de cartazes utilizando figuras de revistas )




       

 5- Poesia (Não é Bicho papão!). Leitura e comentários 
6 -  Questionamentos ( slide 4 ) Você já perguntou ao seu aluno para que serve a matemática ?
         
7 - Atividade (em busca de números ) pegar recortes de jornais e revistas onde aparecem número ( apresentar em cartazes - papel pardo )
      
 8 - O que é ser numeralizado?
Significa ter familiaridade com o mundo dos números, empregar diferentes instrumentos e formas de representação, compreender as regras que regem os conceitos matemáticos imbricados nessas situações. Em última instância, ser numeralizado significa ser capaz de pensar matematicamente nas mais diferentes situações do cotidiano, estando associado tanto às experiências escolares como a experiências extraescolares que ocorrem antes mesmo da formalização da matemática através de situações de ensino. (...) está relacionado ao que a literatura denomina sentido de número ou sentido numérico.O sentido de número, ou sentido numérico, pode ser entendido como uma habilidade que permite que o indivíduo lide de forma bem sucedida e flexível com os vários recursos e situações do cotidiano que envolvem a matemática. É uma boa intuição sobre números, sobre seus diferentes significados, seus usos e funções; uma intenção de atribuir significado para as situações numéricas. É algo que se desenvolve gradualmente sem se limitar ao uso dos algoritmos tradicionais ou à formalização própria do contexto escolar.
Segundo Spinillo (2006), são indicadores de sentido numérico:
a) Realizar cálculo mental flexível;
b) Realizar estimativas e usar pontos de referência;
c) Fazer julgamentos quantitativos e inferências;
d) Estabelecer relações matemáticas; 

 e) Usar e reconhecer que um instrumento ou um suporte de representação pode ser mais útil ou apropriado que outro. 
O conhecimento é uma construção individual. Ele é adquirido com base nas interações com objetos, pessoas e o meio;
Pode-se dizer que existem três tipos de conhecimento:
     FÍSICO – propriedades físicas dos objetos  - descoberto através das ações sobre os objetos  e estes são a fonte – tamanho, cor, textura, som, sabor, flexibilidade, grossura, etc.;
     SOCIAL – obtido por meio das ações sobre e das interações com as pessoas e estas são a fonte – linguagem, regras morais, valores, cultura, história, sistema de símbolos, etc.;
      LÓGICO-MATEMÁTICO – inventado a partir das ações sobre os objetos; as ações são a fonte – número, massa, área, volume, comprimento, classe, ordem, tempo, peso, etc.; 
Embora a Matemática esteja inserida em nossa vida muito antes de aparecer na escola como conteúdo curricular, ao iniciar o Ensino Fundamental, a criança logo  necessitará aprender os números na ordem certa.
  9 - Atividade (Quanto tem na mão? (purinha); Quanto eu ganho?
Cadernos do Pacto. 
      
Obs: Um abraço a todos e em especial a nossa turma do PNAIC.
Fiquem atentos!Breve postarei novas atividades.

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