domingo, 8 de junho de 2014

Jogos de alfabetização - Caixa do CEEL



 Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
Aprendendo para a vida.
Professora: Sebastiana Diniz
Turma:1º / 3º Turno.
Jogo 9: Palavra dentro de palavra
Objetivos didáticos:

- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores;
- Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
- Compreender que uma seqüência de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras palavras.
-Segmentar palavras, identificando partes que constituem outras palavras.

Público-alvo:

Alunos em processo de alfabetização, que ainda não compreendam todos os princípios do sistema alfabético, tal como o de que palavras que possuem segmentos sonoros semelhantes possuem também sequências de letras similares; ou os que não compreendam que as palavras são constituídas de segmentos sonoros menores (silabas). Também pode ser utilizados com alunos que necessitam sistematizar e consolidar a correspondência entre a escrita e a pauta sonora.

Sugestão de encaminhamento:

O professor deve ler, em voz alta, as regras do jogo e discutir com os alunos sobre como ele funciona, à medida que lê. Durante o jogo, caso existam dúvidas quantos às regras, o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitamos as regras. Esse procedimento contribui para a melhor interação entre as crianças para que elas se familiarizem com este gênero textual: instrução de jogos.

Durante o jogo, não é necessário permanecer junto ao grupo, mas é importante dar informações quando os alunos solicitarem. Tal mediação, no entanto, pode ser feita por meio de questões que levam os alunos a tomarem consciência dos segmentos sonoros por meio da repetição das palavras para que os alunos prestem atenção em cada parte que está sendo falada.

Dicas ao professor:

O jogo “Palavra dentro de palavra” oportuniza aos alunos analisar as partes que compõem as palavras. Para tal, os estudantes decompõem cada palavra. As atividades de composição e decomposição possibilitam a análise e síntese das palavras, favorecendo a reflexão acerca de que as palavras são formadas por segmentos menores (sílabas e fonemas ) e que tais segmentos são utilizados para a produção de novas palavras, oportunizando a reflexão sobre as correspondências entre o oral e o escrito.

 No caso desse jogo, além de formar pares de palavras, os alunos terão oportunidade de pensar sobre os sons que compõem as palavras e quais as semelhanças entre elas. O importante não é o aluno memorizar as palavras que fazem parte de outras palavras e, sim, que ele perceba qual a lógica usada no nosso sistema de escrita, através de um processo de reflexão. 

Como as fichas azuis apresentam não só a figura, mas a escrita da palavra correspondente a ela, os alunos podem perceber ( e o professor pode explorar ) que, no geral, a uma mesma sequência de sons, corresponde uma sequência de letras.

O professor pode criar variações, considerando as hipóteses de escrita dos alunos. Por exemplo, para crianças em níveis de escrita mais avançados, as fichas vermelhas poderiam ser utilizadas para escrita de palavras com o alfabeto móvel, e o vencedor seria o que escrevesse mais palavras que iniciassem com o mesmo som da figura. Para as crianças em níveis iniciais, poderia ser proposto pensar sobre a quantidade de segmentos sonoros das palavras das figuras.

 Meta do jogo:
 Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras usando as fichas que recebeu.

 Jogadores:
 2, 3 ou 4 jogadores ou grupos.

Materiais:
 ·         12 fichas de cor azul, contendo as figuras e as palavras correspondentes;



Regras:

 - As 12 fichas de cor vermelha são distribuídas igualmente entre os jogadores;
-  As fichas de cor azul devem ficar em um monte, viradas para baixo, no meio da mesa;
-  Decide-se quem iniciará o jogo e a ordem das jogadas;
-  Dado o sinal de início do jogo, o primeiro jogador deve desvirar uma ficha do monte e verificar quais, entre as suas fichas vermelhas, apresentam “a palavra dentro da palavra” da ficha azul que foi desvirada;
-  Caso encontre um par o jogador deve baixá-lo sobre a mesa; se nenhuma de suas fichas vermelhas tiver uma “palavra dentro da palavra” que foi desvirada, ou o jogador não perceber o par, ela é colocada no final do monte e o jogo continua;
-  Ganha o jogo quem se livrar das suas cartas primeiro, formando mais pares de palavras.

Repertório de palavras usadas no jogo:
Mamão – Mão
Casa – Asa
Lampião – Pião
Luva – Uva
Sacola – Cola
Fivela – Vela
Galho – Alho
Sapato – Pato
Galinha – Linha
Tucano – Cano
Repolho – Olho
Soldado – Dado

Professor, esse jogo proporciona aos alunos analisar as partes que compõem as palavras. Além de formar pares de palavras, os alunos terão oportunidade de pensar sobre os sons que compõem as palavras e quais as semelhanças entre elas. O importante não é somente o aluno memorizar as palavras que fazem parte de outras palavras, mas, sim, que ele perceba qual a lógica usada no nosso sistema de escrita, por meio de um processo de reflexão durante o jogo.
Como as fichas azuis apresentam não só a figura, mas a escrita da palavra correspondente a ela, os alunos podem perceber (e você, professor, pode explorar) que, no geral, uma mesma sequência de sons corresponde a uma sequência de letras.
A partir do jogo, crie variações, considerando as hipóteses de escrita dos alunos. Por exemplo:
Para alunos em níveis de escrita mais avançados as fichas vermelhas poderiam ser utilizadas para escrita de palavras com o alfabeto móvel, e o vencedor seria o que escrevesse mais palavras que iniciassem com o mesmo som da figura.
Para os alunos em níveis iniciais de escrita poderia ser proposto pensar sobre a quantidade de segmentos sonoros das palavras das figuras.


Professora Sebastiana Diniz e seus alunos do 1ºano/2013










Fonte: Brasil. Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização: Palavra dentro da palavra. Brasília, 2009. p. 69-71-72-73.
Fonte: CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM – CEEL. Kit jogos de jogos educativos. Universidade Federal de Pernambuco.

Parabéns! Continuem brilhando. Um abraço.


6 comentários:

  1. Olá. Boa noite professora Sebastiana! Meu nome é Vanderlei, tudo bem? Minha filha ganhou um jogo com o nome de (Mais uma). Mas não veio com as regras do jogo. Será que você pode me enviar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. como faço para adquirir esse material?

    ResponderExcluir