quarta-feira, 18 de junho de 2014

A tela e o texto:



 A linguagem como eixo integrador do conhecimento. (Lucinéia Toledo)
 
A abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano

  •   O ser humano constrói sua personalidade em cooperação com outros, em um determinado momento histórico e numa determinada cultura, mediado pela linguagem. (Vygotsky). 

Conhecimento

  •  Aquisição do conhecimento: mudanças de pontos de vista, de concepção de mundo e de atitudes frente à realidade. (Bozhovich 1966/1976: p.198)                                           
Experiências culturais, aprendizagem e conhecimento
  •  “Se queremos criar bases suficientemente sólidas para a atividade criadora: quanto mais o indivíduo tenha olhado, escutado e vivido, mais conheça, assimile e maior quantidade de elementos da realidade tenha sua experiência, mais importante e produtiva será a atividade de sua imaginação em outras situações da vida cotidiana.” (Vygotsky: 1999, p. 12)
Vygotsky e a linguagem escrita
  •  A linguagem desempenha um duplo papel:
  1. como ferramenta mental;
  2. como um meio essencial para que as ferramentas culturais possam ser transmitidas.
  •   A aprendizagem (experiência externa  transformada em experiência interna) é alcançada por meio da linguagem. 
Os problemas no desenvolvimento cultural
  • A linguagem é a arma principal para o raciocínio lógico e a formação de conceitos.
  • Atrasos no desenvolvimento cultural de crianças e jovens se devem ao fato de não terem desenvolvido, principalmente, a linguagem escrita.
A linguagem como eixo integrador do conhecimento

A comunicação e o uso da língua são habilidades a serem desenvolvidas pelos principais sujeitos do processo educativo: professores e alunos. A língua é, então,
o   grande eixo de uma proposta curricular em qualquer área  de conhecimento.

 A competência comunicativa
 
 Inclui as competências:
  •    a competência linguística;
  • a competência sociolingüística;
  •   a competência discursiva;
  •   e a competência estratégica.
Competência comunicativa envolve também as macro habilidades linguísticas:
  •   escutar
  •   falar
  •  ler
  • escrever
    A linguagem de diferentes tipos de textos e a intertextualidade no trabalho com a  Língua Portuguesa

  • Um dos objetivos do trabalho com a Língua é a formação de alunos que sejam comunicadores eficientes e capazes de compreender e produzir mensagens orais e escritas com propriedade, autonomia e criatividade, adequando-se às distintas intenções e contextos de comunicação. E uma boa maneira de organizar os conteúdos de Língua é através da própria linguagem expressa nos textos.

O Texto
  •   Segundo D. Cassany (1994) – a palavra texto pode ser identificada com qualquer manifestação verbal, oral ou escrita,  completa, que se produza em uma comunicação, seja literária ou não, para ler ou escutar, para dizer ou escrever, sem importar sua extensão, sempre que constitua uma unidade comunicativa que expresse um significado completo.
A rede dos saberes mediada pela linguagem

Tema: Ciência da Natureza, História, Geografia, Arte, Matemática,Literatura, Geometria, Educação Física.

Discussão Dialogada 
  • Como poderíamos pensar a Língua Portuguesa como o eixo integrador do conhecimento?
            Telas, textos, intertextualidades, linguagens, experiência cultural, atividade criadora, leitura, escrita, literatura, educação, disciplinas formais, temas transversais, educador real ou virtual, competência comunicativa, indivíduo, sociedade...
formação humana...

Os temas transversais e o trabalho com a Língua Portuguesa
  •  Ética (do latim Ethos – casa ou morada).
            Proposta de que a escola realize um trabalho que possibilite o desenvolvimento da autonomia moral, condição para a reflexão ética. Para isso, foram eleitos como eixos do trabalho quatro blocos de conteúdo: Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo e Solidariedade, valores referenciados no princípio da dignidade do ser humano, um dos fundamentos da Constituição brasileira.
  • Saúde A explicitação da educação para a Saúde como tema do currículo eleva a escola ao papel de formadora de protagonistas — e não de pacientes — capazes de valorizar a saúde, discernindo e participando de decisões relativas à saúde individual e coletiva. A formação do aluno para o exercício da cidadania compreende a motivação e a capacitação para o auto-cuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.
  • Orientação Sexual Deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica que tem como objetivo transmitir informações e problematizar questões relacionadas à sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados. Tal intervenção ocorre em âmbito coletivo, diferenciando-se de um trabalho individual, de cunho psicoterapêutico e enfocando as dimensões sociológica, psicológica e fisiológica da sexualidade. Diferencia-se também da educação realizada pela família, pois possibilita a discussão de diferentes pontos de vista associados à sexualidade, sem a imposição de determinados valores sobre outros
  • Pluralidade Cultural O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etno-cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural. 
  • Meio Ambiente O ser humano faz parte do meio ambiente e as relações que são estabelecidas — relações sociais, econômicas e culturais — também fazem parte desse meio e, portanto, são objetos da área ambiental. Ao longo da história, o homem transformou-se pela modificação do meio ambiente, criou cultura, estabeleceu relações econômicas, modos de  comunicação com a natureza e com os outros. Mas é preciso refletir sobre como devem ser essas relações socioeconômicas e ambientais, para se tomar decisões adequadas a cada passo, na direção das metas desejadas por todos: o crescimento cultural, a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental.
Temas locais 

  • Sob a denominação de Temas Locais, os Parâmetros Curriculares Nacionais pretendem contemplar os temas de interesse específico de uma determinada realidade a serem definidos no âmbito do Estado, da cidade e/ou da escola. Uma vez reconhecida a urgência social de um problema local, este poderá receber o mesmo tratamento dado aos outros Temas Transversais.



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