sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A ÓTICA DA NEUROPSICOLÓGIA E ESCOLA INCLUSIVA.



UNESAV- FASE
Andreísa Helena de Lima
Miriam Helena Gonçalves
Valéria Mucci Castanheira de Paula

PLANEJAMENTO  SEGUNDO A ÓTICA DA NEUROPSICOLÓGIA  E ESCOLA INCLUSIVA COM PROPOSTAS PARA ATENDER SITUAÇÕES PRÓPRIAS DA ESCOLA  REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL

“O potencial do superdotado é inquestionavelmente o recurso natural mais precioso que uma civilização pode ter”.
(Sternberg & Davidson, 1986)

Introdução :
           O seguinte planejamento visa buscar uma proposta de atendimento  aos alunos que apresentam  algum tipo de dificuldade. Será focado aqui um tipo especifico de situação dentro da escola , trabalharemos com alunos com Superdotação pois percebemos que na escola X possui  3 casos com esta especificidade .
         A escola X ,não apresenta um plano de atendimento para incluir alunos com dificuldades no ambiente escolar .Há uma  certa dificuldade para se inserir tais alunos a um convívio social que  possibilite sua inserção na vida cotidiana, visando um  processo de participação menos restritivo , participativo dinâmico  e flexível.
     SOUZA, apud Arn e Frierson (1971) sugere que os objetivos de um programa de atendimento a superdotados não podem ser associados apenas ao desenvolvimento intelectual, mas também devem favorecer o crescimento pessoal e a interação social.
  Ao se trabalhar  com alunos superdotados as principais características que se pretende alcançar com este alunos são as seguintes:
Melhores condições para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas.
Desenvolver bons hábitos de trabalho e estudo.
Incrementar um clima de aprendizagem que resulte em maior produtividade.
Incrementar a motivação.
 Favorecer o ajustamento pessoal e emocional.
Promover o desenvolvimento social.
Oferecer melhor atendimento ao rítmo individual de crescimento e aprendizagem.
Possibilitar a expansão de interesses.
Desenvolver valores estéticos.

Justificativa :
         A escola X não possui um planejamento para lidar com alunos com Superdotação,  alunos com alta capacidade intelectual ,pois o mesmo se mostra   a frente de sua classe e muitas  vezes  atrapalha o rendimento dos demais, outras vezes mostra se desinteressado, pelo fato do conteúdo das matérias não lhe parecer interessante o suficiente .
        Há ai o transtorno  funcional especifico que são os transtorno de  atenção e a hiperatividade. Há então de se haver uma abertura na escola para a adaptação e flexibilização  curricular, para atender esta clientela em especifico.

Objetivos:
Geral :
Favorecer nestes alunos o  desenvolvimento global, de tal forma que venha a dar as maiores contribuições possíveis à sociedade, possibilitando-lhe, ao mesmo tempo, viver de uma forma satisfatória.

Especifico:
-Fazer com que a comunidade escolar  entenda esta especificidade, auxiliando o aluno.
-Desenvolver as aptidões do alunado com superdotação. Observando a real necessidade do aluno .
-Criar a partir de uma modalidade de atendimento em educação especial, um mecanismo de adaptação destes alunos ao cotidiano escolar.
-Tornar o ambiente de escolar mais interessante para o aluno superdotado.
-Ajudar  os alunos com um alto potencial a desenvolver ao máximo os seus talentos e habilidades.
- Fortalecer um autoconceito  positivo.
- Ampliar as experiências desses alunos em uma diversidade de áreas e não apenas em uma área especializada do conhecimento.
- Desenvolver no aluno uma consciência social.
-Possibilitar ao aluno uma maior produtividade criativa.

Público Alvo :
 Três alunos da 5ª série  que demonstram  fazer parte do grupo de superdotados.

Tempo gasto :
Todo o ano letivo

Metodologia:
     Primeiramente tem que haver um planejamento sistemático do contexto escolar em que esta inserido o aluno  com determinada especificidade, fazer com que a comunidade escolar conheça  como que e como irá trabalhar em conjunto com esta especificidade.
      Em seguida a forma de identificação que se constitui na observação, de como tais alunos se comporta na escola.
      A metodologia mais adequada neste caso será a classe de recursos onde  o aluno deve ser atendido por um professor especializado,em horário diferente do que freqüenta o ensino regular , individualmente ou em grupo , tem que se possuir material adequado,recursos pedagógicos específicos , onde serão trabalhados os seguintes critérios :
 A aprendizagem deve estar centrada no aluno e não no professor.
Deve ser encorajada a independência, e não a dependência.
Deve ser encorajada uma atmosfera de "abertura mental" em sala de aula.
Deve ser enfatizada a aceitação de idéias e não o seu julgamento.
Deve ser permitida e encorajada a alta mobilidade do aluno dentro da sala
           Em seguida deve se pensar sistematicamente  no programa de aceleração
A aceleração consiste essencialmente em se cumprir o programa escolar em menos tempo. De um modo geral, o objetivo é evitar que o superdotado fique na escola mais tempo do que o necessário, o que pode ocorrer de três formas diferentes:
A admissão precoce de alunos nos colégios, ou seja, a admissão de alunos com idades inferiores à idade normal;
Uma vez constatada uma habilidade privilegiada e/ou um conhecimento superior, fazer com que o aluno superdotado "salte" determinada série escolar tida como desnecessária para ele;
Fazer com que o aluno excepcionalmente capaz aprenda no seu próprio rítmo veloz, levando-o, por meio de recursos especiais, a completar, em um único ano, duas ou mais séries escolares.
Vantagens da Aceleração Segundo SOUZA, apud Clark (1979).    
           É um método que pode ser usado em praticamente qualquer escola. Os alunos intelectualmente superiores tendem a escolher companheiros mais velhos, e a aceleração vai favorecer este contato. A aceleração permite aos estudantes mais capazes darem início a sua vida profissional mais cedo, o que resulta em maior produtividade. Pelo fato do aluno permanecer menos tempo na escola, os custos diminuem.
         Observa-se menos tédio e insatisfação entre os estudantes a quem se permite acelerar nos estudos, os quais percebem o novo programa como sendo mais estimulante e menos enfadonho.
 O ajustamento emocional e social tem se mostrado superior nos estudantes que participam de programas de aceleração.
             A aceleração permite que se exija do aluno uma produtividade mais de acordo com suas capacidades. Se um estudante inusitadamente brilhante permanece com os seus colegas da mesma idade, ele possivelmente achará as tarefas propostas pelo professor muito fáceis e desenvolverá hábitos de estudo inadequados.
A oportunidade de interagir e participar de atividades acadêmicas tende a favorecer uma atitude mais responsável por parte do aluno e o estabelecimento de novos propósitos e objetivos.

Conclusão:
         Analisar esta especificidade é um dever da escola, esta deve então encaminhar este aluno para que haja maior aproveitamento.
        Mostramos neste trabalho que é possível trabalhar co o aluno superdotado dentro do ambiente escolar, usando métodos de atendimento simples como aceleração  o aluno com certe

Bibliografia:
SOUZA, Bruno  Campello de . educação dos superdotados acesso em http://www.vademecum.com.br/sapiens/bruno.html  23/11/2009.

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