quarta-feira, 20 de agosto de 2014

PACTO / PNAIC - Caderno 3 Contrução do SND




JOGO 3: ESQUERDINHA – QUEM  PRIMEIRO TIVER 100

Objetivo pedagógico: compreender o significado do valor posicional no SND.

Objetivo do jogo:
Ganha quem primeiro conseguir pousar na casa da esquerda do tapetinho o grupão de CEM palitos, com registro das fichas numéricas representando o grupão de cem, os grupos de dez e os soltos, se houver.

Materiais:
·         Ao menos 111 palitos por jogador, depositados inicialmente  num pote;
·         Um pote por criança;
·         Ao menos 12 ligas elásticas por jogador;
·         Dois dados para o grupo;
·         Para cada criança um tapetinho dividido em três campos. Escrever no alto dele, da esquerda para a direita em cada campo: GRUPÃO, GRUPO, SOLTOS (respeitando a linguagem natural de seus alunos, que podem preferir usar AMARRADO ou PACOTE em lugar de GRUPO);
·         Cinco jogos de fichas numéricas, contendo os algarismos de zero a nove. As fichas numéricas podem ser retangulares, variando entre 3 e 8 cm de lado, de preferência coloridas, evitando da mesma cor  do tapetinho, para que a criança pequena tenha facilidade de leitura com discrepância de cores. Pode ser também em alto-relevo, que facilita por meio do tato a identificação do numeral.

Números de jogadores: entre 2 e 4 alunos
Indicação: para alunos de 1° ao 3°ano
Regras do jogo:
·          O grupo define a sequencia dos jogadores.
Registros das crianças:
Avaliação: 










Obs. Sei que vocês ficaram curiosos, mas, esse jogo esta em um dos cadernos do Pacto.  
Vai uma dica: Caderno 3 (página 56 à 60).
 E nós pactuantes autorizamos você jogar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário