quarta-feira, 4 de maio de 2011

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto/ Aprendendo para a vida!

PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
TODA ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA

Ter uma missão é plantar hoje uma semente que servirá de alimento amanhã...

Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Rua: Francisco Luís de Carvalho, s/n.
Centro - Urucânia-MG
CEP: 35380-000
CNPJ: 26.152.058/0001-44

Secretária Municipal de Educação: Rozeli Madalena da Silva

Coordenadoras:

1º turno: Maria Tereza Silva Cruz
3º turno: Lilia Beatriz Campos Mayrink

Supervisoras:

1º turno: Júlia Cecília Ventura
3º turno: Elaine Auxiliadora Maurício Neves

Orientadoras:

1º turno: Maria Aparecida Romagnoli Silva
3º turno: Maria Tereza Silva Cruz

Situação Atual:

1- Número significativo de alunos com baixo desempenho em avaliações internas (diagnósticas e bimestrais) e externas (boletins Pedagógicos)

Situação Desejada:

1.1 - Elevação considerável do percentual de alunos no nível recomendável

1.2- Melhoria do nível de aprendizagem do aluno dentro das capacidades/ habilidades recomendadas.

Ações:

1.1.1 - Aplicar sistematicamente o Programa de Intervenção Pedagógica, sanando as principais dificuldades apontadas no SIMAVE
(PROALFA/PROEB)- Responsável:Professor

1.1.2 - Aplicar Avaliação Diagnóstica (fevereiro)- Professor

1.1.3 - Aplicar Avaliação Amostral (maio e setembro)- Supervisor

1.1.4 - Realizar trabalho de recuperação paralela a partir dos resultados das avaliações diagnósticas e amostrais - Professor e Supervisor

1.1.5 - Elaborar e aplicar simulados no decorrer do ano letivo, facilitando assim o desempenho do aluno, baseados nos descritores das matrizes de referência do SIMAVE ,PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL - Professor e Supervisor

Situação Desejada:

1.2- Melhoria do nível de aprendizagem do aluno dentro das capacidades/ habilidades recomendadas.

Ações:

1.2.1 - Elaborar missões da classe/pessoal e metas, priorizando as metas de aprendizagem com medidas e ações, afixando na sala de aula - Professor, Aluno,
Supervisor e Orientador

1.2.2 – Trabalhar com oficinas de leitura, produção textual e cálculos em sala de aula, reagrupando os alunos de acordo com as dificuldades apresentadas, sistematizando o processo de recuperação paralela - Professor, Supervisor e Orientador

Situação Desejada:

1.3 - Acompanhamento permanente do Supervisor, realizando assessorias e visitas em sala de aula.
Ações:
1.3.1 - Acompanhar o trabalho docente, fazendo as intervenções, pedagógicas necessárias, através de registros, tabelas e gráficos - Supervisor e Coordenador

Situação Desejada:

1.4 - Acompanhamento permanente do Orientador, realizando assessorias e visitas em sala de aula.
Ações:
1.4.1 - Acompanhar o trabalho discente, fazendo as intervenções, pedagógicas necessárias, através de registros, tabelas e gráficos - Orientador e Coordenador

Situação Atual:

2- Alto percentual de alunos com defasagem em leitura e cálculos

Situação Desejada:

2.1- Melhorar o nível de leitura dos alunos

Ações:

2.1.1 - Oferecer ao aluno um ambiente propício ao desenvolvimento da leitura -Professor regente,Professor do uso da biblioteca

2.1.2 - Usar o Cantinho de Leitura dentro de cada sala de aula -Professor

2.1.3 – Implantar o Processo: Viajando na Leitura - Orientador e Supervisor

2.1.4 - Dar continuidade a hora da leitura que acontece duas vezes por semana (duração de 20 minutos após o início das aulas)- Todos os professores e alunos

Situação Desejada:

2.2 - Melhorar o nível de desempenho dos alunos em cálculos
ações:

2.2.1 - Aproveitar bem os recursos e materiais disponíveis na escola para melhorar as aulas Professor e Professor de Educação Física

Situação Atual:

3 - Desinteresse de alguns alunos e falta de comprometimento com os estudos
Situação desejada:
3.1- Alunos comprometidos e envolvidos com estudos
Ações:
3.1.1 – Desenvolver o Processo: Técnica de Estudo - Orientador e Professor

3.1.2 - Adquirir materiais diversificados para programar as estratégias de ensino com recursos do PDE - Coordenador

3.1.3 - Adequar o planejamento à Proposta Pedagógica, materiais do CEALE, Matrizes de Referência, Guia do Alfabetizador, proporcionando aulas mais atrativas e criativas que exijam maior concentração, utilização recursos audiovisuais, material concreto, jogos educativos, realização de trabalhos artísticos, trabalhos com teatro, músicas, etc.- Professor, Professor de Educação Física. Professor do uso da biblioteca, Eventual, Supervisor e Orientador

3.1.4 - Dar início ao Repasse do curso eproinfo 40 horas e 100 horas - Professores da Rede Municipal

3.1.5 - Utilizar novas tecnologias Sala de informática para enriquecimento das aulas, tornando-as criativas e interessantes de acordo com o conteúdo estudado - Professor e aluno

Situação Atual:

4- Gestão assistemática do trabalho em sala de aula
Situação desejada:

4.1 - Trabalhos sistemático com processos de aprendizagem e monitoramento por todos os
professores.

Ações:

4.1.1 - Elaborar e executar processos de acordo com as metas da classe. Professor, Supervisor e Orientador

Situação Atual:

5- Alunos com dificuldade de aprendizagem

Situação Desejada:

5.1- Reduzir as dificuldades de aprendizagem no decorrer do ano letivo
ações:

5.1.1 - Fazer os levantamentos dos alunos com dificuldade de aprendizagem por ano de escolaridade -Supervisor

5.1.2 - Trabalhar em dupla ou grupo, permitindo uma troca de experiências - Professor e aluno

5.1.3 - Trabalhar jogos educativos e atividades integradas aos conteúdos de cada ano / disciplina nas aulas de educação física - Professor de Educação Física,Coordenador,Professor Regente,Orientador e supervisor.

Situação Atual:
6- Alunos com problemas sociais de relacionamento e comportamento

Situação Desejada:

6.1 - Redução de problemas disciplinares na escola
Ações:

6.1.1 - Encaminhar para as partes interessadas os problemas surgidos na escola, reunindo com as mesmas quando se fizer necessário -Professor,aluno e Orientador

6.1.2 - Continuar trabalhando com o ECA uma vez por semana - Coordenador, Orientador e Supervisor


6.1.3 - Buscar parcerias com especialistas de outras áreas e instituições ligadas à criança e ao adolescente ( Assistência Social,Conselho Tutelar, CRAS,Policia Militar(PROERD),etc.) - Coordenador, Orientador e Supervisor

6.1.4 - Trabalhar Processos de Intervenção envolvendo os alunos - Orientador

6.1.5 - Promover palestras com pais e/ou responsáveis pelos alunos em todas as turmas - Secretária de Educação,Coordenador, Orientador e Supervisor.

6.1.6 - Elaborar combinados, trabalhar valores morais e reconhecimento.
Professor,Supervisor e Orientador

Situação Atual:

7- Alto índice de frequência de alguns alunos

Situação Desejada:

7.1 - Garantir a presença de 100% dos alunos às aulas
Ações:
7.1.1 - Realizar o levantamento mensal de alunos infrequentes e comunicar a secretaria da escola os casos de faltas consecutivas sem justificativas- Professor, Orientador e Supervisor


7.1.2 - Entrar em contato com as famílias dos alunos com faltas não justificadas, visitando as mesmas conscientizar aos pais da importância da frequência escolar - Orientador e Supervisor

7.1.3 - Buscar o apoio do Conselho Tutelar nos casos em que o contato da escola com a família for ineficaz - Supervisor e Orientador

Situação Atual:

8- Baixo índice de participação da família na vida escolar do aluno

Situação Desejada:

8.1 - Maior interação da família com a escola
Ações:
8.1.1 - Realizações de eventos:

• Festa Junina
• Festival de Declamação e Dança
• Feira Cultural
• Programa de Saúde na Escola
• PROCEL com parceria com o Meio Ambiente - Coordenadores e todos os funcionários

8.1.2 - Elaborar plano de ação para dividir as funções nos eventos -Coordenadores e todos os funcionários

Situação Atual:
9- Necessidades de mudança/transformação na pratica pedagógica

Situação Desejada:

9.1 - Organizar grupos de estudos entre professores
Ações:
9.1.1 - Selecionar temas pertinentes às necessidades da escola - Supervisor e Orientador

EDUCAR exige cuidado que envolve:

Acolher,
Ouvir,
Encorajar,
Apoiar,
Cuidar de si, do outro, da escola,
Da natureza, da água, do planeta.

EDUCAR é enfim, enfrentar o desafio de lidar com gente.

Um comentário: