sábado, 5 de abril de 2014

Pacto Nacional Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - Relato do Jogo Batalha de Palavras.



TÍTULO DO TRABALHO: BATALHA DE PALAVRAS
Relatando no Seminário/2013.
Luzia Barbosa Campos


Apresentação

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como principal objetivo nos orientar e favorecer boas condições de ensino, proporcionando as crianças acesso a materiais de qualidade que vão permitir a eles construir conhecimentos que serão necessários para avançar em sua aprendizagem, pois é essencial que cada um descubra o mundo da escrita e sinta prazer em fazer parte dele, pois alfabetizar é ir além de ler de escrever.
E através dos jogos e brincadeiras que os alunos que possui dificuldade de concentração e de aprendizagem se tornam motivadas avançado cada um no seu tempo.


Fundamentação teórica

Os jogos estão inseridos no nosso cotidiano e em toda parte da nossa vida desde o nosso nascimento. Enfim sentimos melhores quando nos divertimos e nada melhor que alfabetizar brincando. Gosto de trabalhar com jogos e o Pacto abordou muito bem em seu caderno como utilizar o jogo despertando o gosto pela leitura. O quadro de Direito de Aprendizagem contemplado neste relato Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética: os eixos trabalhados – Segmentar oralmente as sílabas e palavras quanto ao tamanho; Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas; reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições; perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas; ler,ajustando a pauta sonora ao escrito.Produção de textos escritos: eixos - gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos. Oralidade: eixos - participar de interações orais em sala de aula , questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.


Descrição das atividades e forma de avaliação

A atividade aqui relatada é com o jogo “Batalha de palavras.” Participantes – todos os alunos.
Objetivo – possibilitar o aluno na formação e descoberta de novas palavras. São 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número de sílabas.
Ø  Nessa seleção foi levantado o conhecimento prévio dos alunos sobre formação de palavras. Segmento oralmente as sílabas de palavras comparando - a quanto ao tamanho.
Ø  Identificar a semelhança sonora em silabas, percebendo que as vogais estão presentes em todas as silabas.
Ø  Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores.
As fichas foram embaralhadas pelo professor e cada aluno escolhe uma ficha com o desenho virado para baixo e deixa sobre sua carteira. Houve curiosidade para saber qual desenho havia tirado, mas respeitassem até que todos pegaram suas fichas. Assim que receberam as fichas com perguntas viraram suas fichas e cada um observou sua figura e deram suas respostas. Fiquei feliz pelo silencio e concentração de cada um. Depois que todos responderam cada um do seu jeito, formei grupos e então eles comparam suas respostas, leram e descobriram que havia palavras iguais do de figuras diferentes. Leram suas frases fizemos ditado e ate brincamos de adivinha, o aluno pegava a figura e dizia que iniciava ou terminava com tal letra. Meus alunos demonstraram grande interesse pelos jogos de alfabetização. Toda semana já colocamos na rotina hora do jogo com a Caixa do CEEL.


Jogo como o manual didático me ensina depois elaboro outras regras com eles e junto criamos outro jogo em cima do que é proposto no manual.
A avaliação desta atividade foi constante e objetiva, pois pude constatar a dificuldade de cada um e aqueles que dominam o conteúdo desenvolvendo com desenvoltura sua capacidade de ler e escrever corretamente para que os colegas descobrissem qual era a figura. Foi muito produtivo esse trabalho, pois pude trabalhar a inicial e final do nome de cada figura. Alguns alunos descobriram que algumas figuras tinham a silaba medial. A cada descoberta de palavras dos alunos fui registrado no quadro, fizemos leitura das palavras e eles puderam conferir a escrita das palavras corretamente.
Foi usado para esse trabalho: papel contat, figuras, lápis, borracha e o quadro, folha de atividades contendo algumas perguntas paras os alunos fazerem logo após o jogo do dia.

Avaliação dos resultados

Primeiro desenvolvi um trabalho individual, pois o desenvolvimento desse jogo foi para estimular o raciocínio lógico, a criatividade auxiliando – os a transformarem letras em palavra, adquirindo novos conhecimentos, através da socialização entre eles.
É importante acompanhar o desenvolvimento dos alunos para que eles possam construir maior consciência de seu próprio processo de aprendizagem. A avaliação foi feita todo o tempo observando cada dupla, a ficha, o ditado diagnostico sugerido pelo Pacto das palavras e a frase após o jogo.

Considerações finais

Baseando se no meu trabalho e no desempenho dos meus alunos, após iniciarmos o trabalho com o Pacto na alfabetização na idade certa, presenciei grandes mudanças no desempenho da turma. O livro didático esta sempre presente no cotidiano do professor e alunos na sala de aula, pois ele fornece elementos essenciais na pratica pedagógica. Não fico presa a um livro só, sempre busco informações porque tudo está interligado e acontece atempo. É muito importante vivenciar situações do dia a dia na sala de aula, pois as atividades devem ser frequentemente diversificadas e prazerosas, pois através de uma atividade com jogos a criança vai construindo o conhecimento de que na escrita há uma relação entre letras e som, grafema e fonema. É importante a percepção fonológica na escrita, pois a aquisição deste conhecimento vai ser transposta na construção de novas palavras.

Referências bibliográficas

Ø  SOUZA,Cássia Garcia de Souza:Letramento e Alfabetização.
Ø  SOUZA, Cássia Garcia de Souza: Livro adotado – De olho no futuro
Ø  VALADARES,Solange:Aprendizagem divertida.
Ø  BATITUCI,Graça: Maneira Lúdica de Ensinar.
Ø  PACTO: Cadernos.
Ø  CEEL: Caixa de Jogos de alfabetização.
 








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