quinta-feira, 17 de abril de 2014

PNAIC: Relato do seminário - A pipa e a Flor /2013.



TÍTULO DO TRABALHO: A PIPA E A FLOR

Andréa Auxiliadora Ribeiro de Albuquerque Gomes


Apresentação
           
Ler e escrever com autonomia é o principal objetivo do Pacto Nacional Pela alfabetização na Idade Certa.  A sequência didática é um recurso valioso no processo de alfabetização e, atividades variadas e de forma interdisciplinar são recursos indispensáveis nesse processo.
            O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem requer critérios que só serão atingidos mediante atividades dinâmicas. No decorrer da sequência didática – A pipa e a flor constatei várias situações positivas na alfabetização.


Fundamentação teórica

            Atividades sequenciais é sem dúvida um instrumento positivo no processo de aprendizagem. Através dela um mesmo conteúdo pode ser revisado em diferentes aulas., de modo articulado , integrado e criativo. A sequencia didática   que desenvolvi - A pipa e a flor atingiu vários eixos: leitura - relacionar textos verbais e não-verbais, ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações, localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros e temáticas; produção de textos escritos –planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção, organizar textos dividindo-o em tópicos e parágrafos, pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor; oralidade – participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos da fala; análise lingüística – discursividade, textualidade e normatividade –conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas(P,B, T, D, F, V); apropriação do Sistema de Escrita Alfabética – reconhecer e nomear as letras do alfabeto, perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas, dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
            O livro A pipa e a flor de Rubem Alves foi uma porta para o desenvolvimento intelectual  dos meus alunos.No decorrer da leitura  deleite eles se emocionaram. Uns se colocaram no lugar da pipa, outros no lugar da flor.

Descrição das atividades e forma de avaliação

- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos  a história a ser lido pelo professor. (leitura)
Apresentação da capa do livro para as crianças. Leitura do título e alguns questionamentos foram feitos:
·         Quem já ouviu falar dessa história?
·         Por que o título chama A pipa e a flor.
·         Vocês já leram outros livros desse autor?

- Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
- Interpreta frases e expressões em tos de diferentes gêneros, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
·         O que significa as expressões: o que é pesado puxa a gente para baixo (p.13); há olhos que agradam, acariciam a gente como se fossem mãos. Outros dão medo, ameaçam, acusam. (p. 26,27); inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.(p.35); ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele (p.36).
·         Escrever o que o narrador cita a respeito da inveja e do ciúme.

_ Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
·         Como foi as atitudes da pipa? E da flor? 

- Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
·         Divisão da turma em três grupos. Cada grupo leu um dos finais da história.

- Relaciona textos verbais e não-verbais, construindo sentidos.
·         Ilustrações feitas pelos alunos dos três finais da história.

- Organiza o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos. (produção de textos escritos)
·         Enumeração dos parágrafos do texto A pipa e a flor, circular o parágrafo que cita que a pipa ficou enfeitiçada pela flor e o parágrafo que cita quando a pipa descobriu que não gostava tanto da flor, como no início.

- Pontua textos, favorecendo a compreensão do leitor.
·         Elaboração de diálogo coletivo – A pipa e a flor.

- Produz textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.

·         Após ler os três finais da história escrever o final que mais  gostou, justificando sua escolha.
·          
- Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferente finalidade, por meio da atividade de um escriba.
·         Confecção de folder com mensagens tiradas do livro e ilustração e apresentado e distribuído em reunião de pais.

- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo e respeitando os turnos de fala. (oralidade)
·         Quem queria ser a pipa? Por quê?     Quem queria ser a flor? Por quê?

·         Cada criança falou sobre alguns sentimentos que tiveram em diversas situações. Quando ganhou um presente. Quando um irmãozinho nasceu. Quando alguém de sua família faleceu.

- Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros (Análise lingüística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética)
·         Listar os sentimentos que aparecem na história – A pipa e a flor.

- Reconhecer e nomear as letras do alfabeto e perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
·         Completar com as letras que faltam o  título da história – A pipa e a flor.

- Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho.
·         Separar sílabas das palavras, escrever o número de letras e sílabas das palavras: flor, pipa, risonha, felicidade, alto, injustiça.

- Segmentares palavras em textos e identificar e fazer uso de letra maiúscula e minúscula nos textos produzidos, segundo convenções.
·         Circular  as palavras que aparecem em  um trecho do texto – a pipa e a flor  e transcreve-lo no espaço abaixo  para letra cursiva.

- Um trabalho interdisciplinar foi realizado nas aulas de Ensino Religioso, Geometria, Geografia e Ciências.

·         Ensino Religioso – Explorando sobre os sentimentos que fazem bem e mal para as pessoas e registrando dentro de um coração.
·         Geometria - Estudando linhas abertas e fechadas simples e não simples – foram traçadas linhas unindo a pipa e a flor.
·         Geografia – Estudando pontos cardeais – para onde o menino iria com a sua pipa.
·         Ciências – Estudando elementos naturais: o solo e as plantas – Exposição de vários tipos de solos e estudo dos tipos de solo, preparação de um espaço na escola para o plantio de flores. Os alunos afofaram a terra, estercaram, contando com a ajuda de um funcionário da escola. Em seguida houve o plantio de mudas de diferentes flores. A partir desse momento estudamos as partes das plantas, a geminação de sementes.

Avaliação dos resultados

            A escolha do livro A pipa e a flor, a base da sequência didática que desenvolvi com a minha turma começou a dar resultado positivo assim que terminei de contar a história. Os alunos se envolveram, todos queriam pegar o livro para ler e ver as imagens discutia entre eles à parte que mais gostou. Os alunos se mostraram motivados e participaram ativamente das aulas, demonstrando interesses nas atividades realizadas tanto individual como em grupo. Além das atividades realizadas dentro da sala de aula, as aulas práticas como afofar a terra, estercar e plantar muda de flores foi uma das melhores experiências que tive como professora. Nessa prática pedagógica consegui o envolvimento de todos os alunos. Percebi que a oralidade melhorou a leitura, a escrita e principalmente, a convivência dos alunos.

Considerações finais

            A realização desse trabalho pedagógico – Sequência didática foi uma experiência positiva no processo ensino aprendizagem. Já havia trabalhado outras sequências didáticas, mas não de forma tão completa como essa. Através do curso Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, revi vários conceitos sobre a minha prática pedagógica, dúvidas sobre esclarecidas.
            Sem dúvida alguma uma aula planejada, com objetivos claros e bem definida é importante no processo de aprendizagem. No decorrer dos encontros foram socializadas várias práticas pedagógicas e trocas de experiências, desde modo, assumimos um compromisso comum de alfabetizar as crianças.

Referências

ALVES, Rubem, A pipa e a flor. Veruseditora. Rio de Janeiro-RJ/Campinas-SP, 2011.

escolavicentepallotti.blogspot.com/.../a-pipa-e-flor

 No Seminário:



 No Momento Cultural:



  Atividades na sala de aula:



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para a vida”
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

1 – Leitura Deleite –

A PIPA E A FLOR  de Rubem Alves.



     Era uma vez uma pipa de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar. A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto.
     Mas a flor, aqui debaixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva . Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa.
     Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela....
     Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora.
     -Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo...
     E a inveja juntou-se ao ciúme.
     Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.
     Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele.
     E a flor começou a ficar malvada.
     Ficava emburrada quando a pipa chegava.
     Exigia explicação de tudo.
     E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.
     E a flor foi aos poucos, encurtando a linha.
     A pipa não mais podia voar.
     Via, ali do baixinho, de sobre o quintal( esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima...E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no início.
                              Rubens Alves, A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d. 3ª edição.

2 – Identificar no texto: narrador, personagens.
3 - Responda com base no texto:
a) O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?
b) Para a pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto
c) Quem, lá embaixo, esperava a pipa?

4 - Complete as frases com as palavras grifadas, de acordo com o texto:
 ciúmes          triste          inveja       raiva

a) A flor percebeu que estava ficando ..........................................
b) Ela estava também com ............................................................
c)  E teve.............................................................da pipa.
d)  E a inveja juntou-se ao ..........................................................
5) Complete as duas frases do texto que mostram as razões de a flor ficar com tanta raiva da pipa:
a) Tinha raiva ......................................

b)Tinha raiva .......................................
6) Copie do texto o que a flor pensava quando a pipa estava longe dela

7) O que o narrador escreveu sobre:
     a) A inveja:

b) O ciúme:

8) Marque as frases com as alternativas que caracterizam a flor e a pipa:
a) A flor começou a ficar
(    ) bondosa                          (     ) malvada

9)Por que a pipa não podia mais voar?
10) Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?
11) O que você faria se estivesse no lugar da flor?
12) Quem é o autor dessa história?
13) Quantos parágrafos há  no texto?

14 – Complete o título da história:






___   P____P_____    __  __   F L __R


15 – Passe para letra cursiva:

- FLORZINHA ME FAZ VOAR.
E A FLORZINHA FEZ A PIPA VOAR.
A PIPA SUBIU BEM ALTO E SEU CORAÇÃO BATEU FELIZ. QUANDO SE ESTÁ LÁ NO ALTO, É BOM SABER QUE TEM ALGUÉM ESPERANDO LÁ EMBAIXO.



16 – Circular as palavras do trecho do texto da história.
- Quantas palavras têm o texto?

- Retire do texto palavras com:

  • duas letras:
  • três letras:

·         quatro letras:

17 – Circule a sílaba mediana das palavras abaixo:

CORAÇÃO – MALVADA - GOSTAVA


18 – Forme outras palavras com as sílabas iniciais das palavras abaixo

PIPA -
CARA -
RISONHA -

19 – Separe as sílabas das palavras, escreva quantas letras e quantas sílabas elas têm:

Flor -
Pipa -
Risonha -
Plantada -
Felicidade -
Alto -
Nós -
Injustiça –

20– Faça frases com as palavras:
a) pipa
b) flor
 c) inveja  
d) raiva
1 – Produção de texto:

 O autor escreveu três jeitos para terminar a história. Leia-os e em seguida faça a ilustração no seu caderno e não se esqueça de fazer o reconto no caderno de produção de texto escrevendo o final que você mais gostou.


        Primeiro: A pipa ficou tão triste que resolveu nunca mais voar.
        - Não vou te incomodar com meus risos flor, mas também não vou te dar a alegria do meu sorriso.
        E assim ficou, amarrada junto à flor, mais longe dela do que nunca, porque seu coração estava em sonhos de vôos e nos risos de outros tempos.

           Segundo: A flor , na verdade, era uma borboleta que uma bruxa má havia enfeitiçado e condenado a permanecer fincada no chão. O feitiço só se quebraria no dia em que ela fosse capaz de dizer não a inveja e ao ciúme, e se sentisse feliz com a felicidade dos outros. E aconteceu que um dia, vendo a pipa voar, ela se esqueceu de si mesma por um instante e ficou feliz ao ver a felicidade da pipa. Quando isso aconteceu, o feitiço se quebrou e ela voou agora como borboleta, para o alto, e as duas, pipa e borboleta, puderam brincar juntas.

Terceiro: A pipa percebeu que havia mais alegria na liberdade de antigamente que nos abraços da flor. Porque aqueles eram abraços que amarram. E assim, num dia de grande ventania, e se valendo de uma distração da flor, arrebentou a linha e foi em busca de outra mão que ficasse feliz vendo-a voar nas alturas...

Reconte o final da história – A pipa e a flor que você mais gostou e escreva o porquê da sua escolha.


Sugestões de atividades

Arte

Fazer dobraduras de flor

Confeccionar pipas

Ciências

Plantar mudinhas de flores

Analisar tipos de solos que são bons para o plantio


Arte/ Geometria

As linhas podem ser abertas simples e não simples fechadas simples e não simples.

1 – Desenhe uma linha simples e uma não simples unindo a flor e a pipa em cada desenho.

2 – Agora, trace uma linha fechada simples e outra não simples unindo a flor e a pipa.


Ensino Religioso

1- Elaboração de folder para reunião de pais com mensagens do livro –
A pipa e a flor acompanhado de ilustração.

2 – Escreva dentro do coração sentimentos que não devemos ter.
 


3– Escreva dentro do coração sentimentos que devemos ter.






Atividade – Geografia

1- Fábio saiu de casa para soltar sua pipa. Ele mora no sítio Vista Alegre. Veja o que mais ele fez e indique as direções que ele seguiu.




a) Ele saiu de casa às 6 horas da manhã e foi até as montanhas porque lá o vento é bom para soltar pipa. Ele seguiu na direção _________.
b) Quando estava nas montanhas Fábio resolveu ir para a cidade. Ele seguiu para na direção __________.

2 – Em relação a Fábio, escreva o nome do ponto cardeal correspondente onde se encontra:

      a) O sítio Vista Alegre_______
  b) As montanhas___________
      c) A cachoeira ______________
      d) A cidade ________________


Obs: A culminância esta em outro arquivo desse blog: Teatro: A Pipa e a Flor.

Outras bibliografias utilizadas:

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário