quinta-feira, 17 de abril de 2014

Resumo – Indagações sobre currículo



Currículo- existem distintas concepções, vai depender de como a educação é concebida historicamente.

Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem para que o currículo venha a ser entendido como:

Conteúdos serem ensinados;
Experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos;
Planos pedagógicos elaborados pelos professores, escolares. Sistemas educacionais;
Os processos de avaliação por meio de processos de ensino;
Os processos de avaliação que terminaram por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
   
Discussões sobre currículo incorporam varias coisas.

Então currículo é: Experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relação social e que se contribuem para a construção das identidades dos estudantes.

Currículo oculto: Atitudes e valores transmitidos que tem conseqüência e ate pode afirmar. Preocupação?
A autora fala da obrigação dos profissionais em elaborar os currículos melhores.
Antes – estudo voltou-se para o currículo e conhecimento.
Depois – estudos currículo e cultura.

Por que currículo e cultura?
Por causa da organização da vida social, cada um pode diferente.

Cultura é: Dinâmica e imprevisível.
Dotada de pluralidade que acarreta confrontos e conflitos.

Tema central: Conhecimento Escolar.

A escola precisa se preparar para socializar os conhecimentos escolares.
O que entendemos por conhecimentos escolares?

Devem ser: Conhecimentos Relevantes e significativos.

Relevância: potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança do seu contexto imediatamente e da sociedade em geral.

Qualidade: fazer do aluno sujeito ativo na mudança do seu contexto.

Implica: saberes disciplinares+saberes socialmente produzidos.

Conhecimento Escolar: tem característica própria que distinguem de outras formar de conhecimento.

Como Surge? Através do conhecimento de referencias que sobre descontextualizarão e recontextualização.
Existe uma ruptura do que é de origem e do que escolar
Ex: Investigação cientifica # Experiência cientifica Escolar
Existe uma diferença entre o cotidiano e a escola.

Descontextualização: é necessária, não dá para ensinar como ensinar como se PE na origem, mas não totalmente, ela desfavorece a reflexão e apredizagem.

Livro didático: precisa de novas formas de se trabalhar.

Informações e Saberes: acesso: não linear-não gradativo.

Os conhecimentos escolares são submetidos a rotinas que permitem sua avaliação.
EX: ensinamos aquilo que podemos avaliar.

Conteúdos: nem todas são avaliadas da mesma forma.

Realizações de Poder: interferem na construção do conhecimento escolar-valorização da disciplina cientifica, alguma tem propriedades-desvalorização de outras.

Cultura, diversidade cultural e currículo.

Significados

Cultivo de terra: floricultura, agricultura etc...
Mente Humana? Mente humana cultiva (somente algumas indivíduos, grupos e classes sociais) - algumas noções apresentam elevado padrão de cultura.

Desenvolvimento de Pesquisas: comprometer-se com a pesquisa- o currículo deve ser um espaço para pesquisa.

Posicionar-se politicamente - problemas econômicos, culturais, ambientais, desconhecem as fronteiras entre as nações ou classes sociais.  
Sebastiana Diniz do N. Mayrink.

    
  
        
         


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