segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Aprenda a contar história.



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto.
Aprendendo para a vida!

Coordenadora: Giana
Supervisora: Elaine
Ano: 2º / 2013

Vamos aprender com a professora Maria Tereza a contar história...
Ela utilizou varias técnicas uma delas e a de narrador personagem. Como é maravilhoso saber que existem pessoas que querem o melhor para seus alunos. Obrigada por fazer parte da nossa equipe.

A Galinha Ruiva

Narrador- Certa vez, dona Galinha a ciscar pelo caminho encontrou uns grãozinhos de milho frescos e amarelinhos.   
Dona Galinha- Obá! Obá! Vou plantar esses grãozinhos e os brotinhos vão nascer e depois coisas gostosas nos teremos para comer.
Narrador- Bolinhos, biscoitos, melhores não há!
                    Pamonhas na palha, mingau de fubá!
                    E o milho maduro, que coisa mais linda!  
                    E o milho bem verde é melhor ainda!
Dona Galinha- Vou chamar meus amiguinhos, o cachorrinho, o gatinho e o passarinho, para vir me ajudar. Acho que eles vão gostar!...
___ Quem me ajuda quem me ajuda a plantar esses grãozinhos?
Cachorro - Eu?Não!
Pássaro - Eu?Não!
Gatinhos- Eu?Não!
Todos – Nós só queremos brincar, senhora Dona Galinha!
Dona Galinha- Esta certa! Muito bem! Deixem que eu planto sozinha...
Narrador- E na terra bem fofinha, uma plantinha brotou. E outra vez Dona Galinha alegremente chamou:
Dona Galinha- __ Quem me ajuda quem me ajuda a regar esta plantinha?
Cachorro- Eu?Eu não!
Pássaro-Eu?Eu não!
Gatinho-Eu!Eu não!
Todos- Nós só queremos brincar, senhora Dona Galinha!
Dona Galinha- Está certo!Muito bem!Deixem que eu rego sozinha...
Narrador- E a plantinha foi crescendo, foi crescendo, foi crescendo... E por fim lindas espigas foram aparecendo.
Dona Galinha -_ Quem me ajuda quem me ajuda a colher essas espigas?
Cachorro- Eu?Eu não!
Pássaro-Eu?Eu não!
Gatinho-Eu!Eu não!
Todos- Nós só queremos brincar, senhora Dona Galinha!
Dona Galinha- Está certo! Muito bem! Deixem que eu colho sozinha...
Narrador- Tirar o milho da espiga que se chama debulha.
É tarefa demorada precisa alguém para ajudar.
Dona Galinha- Quem me ajuda quem me ajuda a debulhar as espigas?
Cachorro- Eu?Eu não!
Pássaro-Eu?Eu não!
Gatinho-Eu!Eu não!
Todos- Nós só queremos brincar, senhora Dona Galinha!
 Dona Galinha- Está certo! Muito bem! Deixem que eu tiro a palha sozinha...
Narrador-E agora Dona Galinha, veja só o que ela fez pra moer os grãozinhos, chamou os três outra vez.
Dona Galinha- Quem me ajuda quem me ajuda a moer os grãozinhos?
Cachorro- Eu?Eu não!
Pássaro-Eu?Eu não!
Gatinho-Eu!Eu não!
Todos- Nós só queremos brincar, senhora Dona Galinha!
Dona Galinha- Está certo! Muito bem! Deixem que eu môo sozinha...
Narrador-  A farinha ficou pronta, agora é só amassar. E depois lindos bolinhos vão ao forno par assar.
Dona Galinha - Quem me ajuda quem me ajuda a fazer lindos bolinhos?
Cachorro- Eu?Eu não!
Pássaro-Eu?Eu não!
Gatinho-Eu!Eu não!
Todos- Nós só queremos brincar, senhora Dona Galinha!
Dona Galinha- Está certo! Muito bem! Eu faço tudo sozinha...
Narrador-  _E os  bolinhos amassados ficaram uma beleza!E assim, Dona Galinha pôs a toalha na mesa. Pegou um prato, uma faca e foi cortando ligeiro. 

Nesse momento, a galinha dança um pouco, e, depois retorna á mesa

Narrador- E os três vieram logo atraídos pelo cheiro.
 Dona Galinha-__ E agora, quem me ajuda a comer estes bolinhos?
Cachorro- Eu, eu, eu!
Pássaro-Eu, eu, eu!
Gatinho-Eu, eu, eu!
Dona Galinha- Não, não, não! Ora essa é boa. Seu porquinho, seu gatinho, seu passarinho, porque vocês não quiseram ajudar a Dona Galinha, podem agora ir brincar que eu como tudo sozinha!
Narrador- E eles saíram tristes, mas aprenderam a lição. Agora sabem que se quiserem coisas gostosas tem que trabalhar também.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário