sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pacto em ação: Montando sólidos geométricos.




TÍTULO DO TRABALHO: MONTANDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Autor: Lourdes da Anunciação Pereira Leal
E-mail: anunciação. pereira. leal.2013@bol.com.br

Apresentação
            A atividade foi feita com o objetivo de oferecer aos alunos o Direito de Aprendizagem de Matemática assim os mesmos tiveram a oportunidade de construir, representar, descrever e classificar as figuras planas e espaciais por características comuns; perceber as semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados; paralelepípedos e retângulos; pirâmides e triângulos e perceber, que para construir espaciais usamos as figuras planas.



 Fundamentação teórica
A prática foi realizada para que os alunos construíssem seu próprio conhecimento, visto que, no livro didático: (Alfabetização matemática, coleção Hoje é dia de Matemática 3º ano) encontra- se as figuras mostrando as faces, arestas e vértices das figuras de uma forma abstrata, então para que os alunos compreendessem melhor onde se encontra essas partes tive a ideia de construir, usando palito de picolé, as figuras planas e através delas algumas figuras espaciais.
            A atividade está dentro do Direito de Aprendizagem de Matemática; Geometria – Eixo 2, 3, 4 e 7.
Escolhi esse direito por notar que poderiatornar as aulas de geometria mais prazerosa e assim despertar nos alunos o interesse pela construção do seu conhecimento e para melhorar o senso de cooperação, mostrar a importância de um trabalho em equipe e como devemos agir para que todos participem e compartilhem suas ideias.
Descrição das atividades e forma de avaliação
O objetivo era fazer com que o aluno identificasse as figuras planas e espaciais; as faces, as arestas e vértices de cada uma, comparar e classificar essas figuras.
Foram usados: quadro, giz, palito de picolé, cola e durex colorido.
A turma foi dividida em quatro grupos de cinco e um de seis. Usando palitos de picolé. Cada grupo construiu um tipo de figura plana: quadrado, retângulo, triângulo, pentágono e hexágono.
Desenhei no quadro figuras espaciais (cubo, paralelepípedo, pirâmide quadrangular, pirâmide triangular, prisma retangular, prisma pentagonal e prisma hexagonal).
Cada grupo escolheu a figura que queria construir ficando um grupo com o cubo, um com o paralelepípedo, um com a pirâmide quadrangular, outro com a pirâmide triangular, e o último com as prismas.
Eles trocavam as figuras planas entre si de acordo com a necessidade de cada grupo.
Avaliação de resultados
Os objetivos foram alcançados.
Os alunos construíram as figuras como se estivessem brincando e ficaram entusiasmados e sempre que esqueciam o nome da figura, perguntavam eo colega respondiam, um queria saber mais que o outro.; até um grupo querer  fazer a figura do outro  aconteceu ,tamanho era o entusiasmo.
Achamos dificuldade no início em colar os palitos de picolé, pois a cola demorava secar, não tínhamos um lugar para deixar os trabalhos durante a tarde, era necessário que secassem antes de terminar a aula. Os alunos estavam ansiosos. Um deles sugeriu que colo0casse durex nos vértices das figuras. Experimentamos e deu certo. Ao notar que o durex firmava a figura, outro aluno teve a ideia de cobri – las com durex colorido, ficando cada uma de uma cor. Cores escolhidas por eles e durex tragos também por eles.
A atividade teve vários aspectos positivos, a avaliação foi muito boa, visto que, os alunos se relacionaram melhor que o esperado, trocando figuras entre si, ajudando uns aos outros na colagem, trocando durex, de acordo com a cor desejada, trocando ideias sobre a nomenclatura das figuras e resolvendo os problemas que surgiam usando sua própria criatividade sem que eu interferisse, só o fazia se necessário, no mais deixei que usassem bastante as ideias sugeridas por eles.
Considerações finais
Realizar essa atividade foi muito prazerosa, pois os alunos com dificuldades se mostraram interessados , não aceitavam ajuda, estavam se saindo muito bem e isso aumentava cada vez mais   o entusiasmo e a vontade de aprender. Os tímidos se aproximando mais dos colegas demonstrando mais interesse.
A formação do Pacto ajudou bastante, pois mostrou que fazendo, experimentando, pegando e trabalhando em grupo os alunos se interessam mais se relacionam melhor despertando ainda o senso de solidariedade, coleguismo e companheirismo.
O aprendizado se torna mais fácil quando há interesse, disposição e participação de todos.
A criança que brinca aprende ou se aprende brincando.
Referência
TOSSATTO, Carla Cristina; TOSSATTO, Cláudia Miriam; PERACCHI, Edilaine do Pilar F.; Editora Positivo 2ª edição 2011.Pesquisas: livro didático Alfabetização Matemática, Coleção Hoje é dia de Matemática, 3º ano

BORDEAUX, Ana Lúcia; RUBINSTEIN, Cléa; FRANÇA, Elizabeth; MIGUEL, Vânia.;Editora Brasil S/A 2ª Edição; 1ª impressão;  2012.Livro: Coleção Novo Bem – me – quer – 5º anoMatemática.

Elaboração:MAGALHÃES, Maria Francisca Teresa B.CARVALHO, Maria vicentina de Brito; ARAÚJO, Renato Srbek. Revisão:DECKERS, Maria Andrade Carneiro; CARDOSO, Mário Lúcio (Diretoria de Normas e Planejamento Curricular)Belo Horizonte SEE/MG, 1997.Material de Referência para o professor-  volume 6  -   Geometria; Livro: Matemática, Ciclo Básico de Alfabetização, Ensino Fundamental, Secretaria do Estado de EducaçãoPrograma PROQUALIDADE.

Atividade elaborada pela professora: Lourdes da Anunciação Pereira Leal aproveitando a criatividade dos alunos do 3º ano - turma 302 - 2013- Escola Municipal Manoel Mayrink Neto, Urucânia, MG.

  • Sala de aula:

 







  • Livros utilizados:



  • No Seminário:


Nenhum comentário:

Postar um comentário