sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Para ser um bom grupo




O grupo de jovens é um espaço de crescimento do jovem na fé e na participação social.
Para ser um bom grupo é preciso criar um ambiente acolhedor, onde os jovens possam fazer uma caminhada organizada até alcançar seus objetivos. As dinâmicas facilitam e tornam mais alegre este processo.


Apresentamos aqui 06 pistas para um bom grupo de jovens:

  1. É bom que seja um grupo pequeno (10-15 jovens), para que todos possam se conhecer bem, ser amigos e participar de tudo.
  2.  Que todos vivam no mesmo bairro, participem da mesma situação e atuem no mesmo meio ( colégio, roça etc.) ou interesse (teatro, movimento popular...).
  3. Que seja um grupo fixo, de jovens que queriam fazer uma caminhada de crescimento em conjunto (evitando a entrada e saída de gente). Que seja um grupo acolhedor, alegre, unido, para que todos se sintam bem.
  4.  Que tenha uma organização mínima, com planejamento de sua caminhada, preparação das reuniões e outras atividades, divisão de tarefas entre todos, garantindo a participação democrática.
  5.  Que seja disposto a refletir a vida à luz do Evangelho, aprofundado o conhecimento e vivência da fé, na Igreja, e atuar de modo transformador na sua realidade.
  6. Que na sua vida de grupo e na sua caminhada de formação procure desenvolver de forma equilibrada todas as dimensões da formação integral do jovem: pessoal, social, política, espiritual e técnica. E que equilibre reflexão, ação, oração e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário