sábado, 8 de fevereiro de 2014

Brincando e Aprendendo.Professora Vera Gonçalves.



Escola Municipal Manoel Mayrink Neto
Aprendendo para a vida!

Projeto como é Bom brincar!

Período de realização: (Fica a critério do professor)
Local: Na própria escola
Materiais Utilizados: Brinquedos, livros, revistas, sucatas.
Clientela envolvida: Professora: Vera Maria de Oliveira Gonçalves
                                   Alunos do 1º ao  3º ano
                              
                             

SegundoVygotsk: É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança... é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera.
Justificativa:
Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo se apropria de conhecimentos que ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.
Brincar constitui-se, desta forma em uma atividade interna das crianças, baseadas no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira.
Objetivos:
  • Mostrar a importância do ato de brincar;
  • Participar de situações de socialização;
  • Valorizar as diferentes formas de brincar;
  • Participar de variadas situações de comunicação oral;
  • Respeitar a individualidade do colega e interagir com os outros;
  • Usar a linguagem oral para conversar a brincar.
Etapas do projeto:
1.      Roda de conversa (Quais os brinquedos preferidos?);
2.      Listar os brinquedos em um cartaz.
3.      Qual brincadeira preferida?
4.      Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
5.      Pesquisar junto com a família sobre as brincadeiras e brinquedos do seu  tempo de infância.
6.      Ler  as pesquisas na sala de aula junto com as crianças, selecionar algumas brincadeiras para brincarmos.
7.      Propor para as crianças desenharem alguns brinquedos;
8.      Produção de texto com vários títulos:
·         Meus brinquedos.
·         É hora de brincar!
·         Porque vamos brincar?
9.      Exposição dos trabalhos em classe.
10.  Confecção de um livro de brincadeiras no Portfólio.
Relatório:
A importância de brincar:
Brincar é uma coisa muito seria. Toda criança deveria poder brincar. Através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra. Em alguns momentos ela vai reproduzir, em suas brincadeiras, situações que presenciou em seu meio. Por exemplo, ela pode efetuar o seguinte diálogo com sua boneca: Hoje está frio, por isso você não pode tomar sorvete, Nana,nenê... A criança vai repetir com seus brinquedos e amigos o modo pelo quais os adultos a tratam e conversam com ela.
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Também é uma forma de autoexpressão. O faz de conta estimula a fantasia, a criatividade e dá possibilidades à criança de construir símbolos, cenários, personagens únicos ou qualquer coisa que desejar.
Benefícios de brincar:
·         Mantém laços culturais;
·         Elabora as relações de amizades e sociabilidades;
·         Melhora as habilidades sensoriais e motoras;
·         Desenvolve a capacidade de lidar com as frustrações;
·         Solicita à inteligência e desenvolve estratégias de sabedoria;
·         Alivia tensões;
·         Desperta criatividade, autoconhecimento, respeito às regras e às diferenças;
·         Desenvolve a capacidade de negociação de negociação, administração de conflitos e solidariedade;
·         Incentiva o conhecimento de direito e deveres;
·         Estimula o empreendedorismo;
·         Oferece noções de trabalho em grupo e atuação cooperativa.

Uma questão de hábito ou necessidade?

Para a criança, brincar é viver. Esta é uma afirmativa bastante usada e, certamente aceita. Poderíamos dizer que todos os adultos, com maior ou menor intensidade, acreditam que as crianças não vivem sem seus brinquedos.
Existem três pontos de vista:
  1. Sociológico;
  2. Filosófico;
  3. Psicológico;
  4. Criatividade;
  5. Psicoterapêutico.
Por que brincar?
Brincar é essencial a saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincando nos reequilibramos, reciclamos nossas emoções nossa necessidade de conhecer e reinventar.
Avaliação Pessoal da equipe envolvida.

Agora que eles já acostumaram mãos à obra!
 Um abraço carinhoso!
Verinha e Elaine.

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