sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Indagações sobre Curriculo



 Com o objetivo de deflagrar um processo de debate, nas escolas e sistemas de ensino sobre a concepção de currículo e seus desdobramentos, o MEC através da Secretaria de Educação Básica (SEB) e Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica (DCOCEB) criou esse material e distribuíram às escolas em 2008, composto de 5 eixos organizadores:
  • Currículo e Desenvolvimento Humano
  • Educandos e Educadores: seus direitos e o Currículo
  • Currículo, conhecimento e Cultura
  • Diversidade e Currículo
  • Currículo e Avaliação
No momento em que ocorre a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos, torna-se necessário retomar a discussão/reflexão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais. Torna-se necessário nessa discussão, a busca de novas possibilidades sobre o currículo, através de questionamentos como: O que é? Para que serve? A quem se destina? Como se constrói? Como se implementa?

Em cumprimento ao Artigo 210 da Constituição Federal de 1988, que determina como dever do Estado para com a educação fixar “conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

A liberdade de organização do currículo é conferida aos sistemas através da LDB nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”.

EDUCANDOS E EDUCADORES: SEUS DIREITOS E O CURRÍCULO

  • CURRÍCULO - Os currículos não são conteúdos prontos a serem passados para os alunos. São a construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas.
Concluindo – esse não pode ser analisado fora da interação dialógica entre escola e vida, considerando o desenvolvimento humano, o conhecimento e cultura, mas sim vendo o seu estudante em desenvolvimento (criança, adolescente e jovem em crescimento que considere seus interesses e de seus pais, suas necessidades, potencialidades, seus conhecimentos e sua cultura).

  • COMO O CURRÍCULO CONDICIONA O NOSSO TRABALHO?
- O currículo, os conteúdos, seu ordenamento, sequenciação, suas hierarquias e cargas horárias estruturam o cotidiano das escolas.
O currículo é o pólo estruturante do trabalho na escola.
-          A estrutura das escolas é rígida, disciplinada, normatizada,dividida em anos, hierarquias, etc
A organização do nosso trabalho

 está condicionada a organização escolar,


 
 que é inseparável da organização curricular.
-          A nova consciência profissional dos educadores vem reinventando formas de organizar seu trabalho.
-          Mudanças significativas vêm acontecendo nas identidades dos educandos.
  • REPENSAR O CURRÍCULO RESPEITANDO AS ESPECIFICIDADES DE CADA TEMPO HUMANO.
-          Como superar a lógica curricular segmentada?
À medida que as temporalidades humanas passam a ser o referencial dos processos de aprendizagem, socialização, formação e desenvolvimento humano.
-          Qual a centralidade do tempo humano nos processos de ensinar, aprender, formar?
Reconhecer a centralidade do tempo nos processos de formação nos levará a estar atentos a como os educandos vivem seus tempos de vida.
-          Como organizar os currículos de modo a respeitar de modo a respeitar
o tempo mental, cultural, ético...dos educandos?
Assumir que nos processos ensinar-aprender se cruzam muitos tempos.
-          Que lugar dar nos currículos ao direito dos educandos de se conhecerem?
Conhece-te a si mesmo foi um compromisso da primeira pedagogia.
-          Que lugar dar nos currículos ao conhecimento dos direitos?
Os educadores têm direito a conhecer essa história e a conhecer-se nessa história.

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