sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Olimpíada Literária - Ana Maria Machado





Projeto Ler e Encantar

Escola municipal Manoel Mayrink Neto
“Aprendendo para a vida”

Tema: “Uma viagem à literatura infantil na magia de Ana Maria Machado”

Professora: Denise Ferreira de Souza
Público alvo:  alunos do 3º ano
Período: 1 ano
Eixo : leitura, desenvolvimento da oralidade, e produção escrita.
Objetivo: - Despertar o prazer pela leitura;
                        - Incentivar a leitura;
                        - Aprimorar a escrita.
                  - desenvolver no aluno a facilidade de se expressar entre os colegas e em público.




Roteiro de trabalho

“Nós, educadores, professores, “brincantes”, temos meninos e meninas que dormem dentro de nossas almas e, às vezes, acordam à noite e brincam com nossos sonhos. Viram uns de pernas para o ar, põem uns em cima dos outros e batem palmas, sorrindo para os nossos sonhos. Quando acordamos, ficamos cheios de ideias...” e foi com uma delas que pensei em inventar a olimpíada literária: uma maneira de brincar, divertir e aprender, tudo ao mesmo tempo.
A proposta, com a olimpíada, é que os alunos possam trocar informações e conhecimentos que adquiriram durante a leitura das obras literárias de Ana Maria Machado, de maneira saudável e alegre.

Regulamento:
1  Os grupos serão formados pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ;
2   A professora será a mediadora das atividades, cabendo a ela preparar cada rodada de maneira bem lúdica e criativa;
3  Os grupos serão organizados em: grupo das meninas e grupo dos meninos
4  Cada equipe deverá escolher um aluno do grupo, para ser o representante e responder as questões em voz alta. 
5   Cabe ao representante decidir quem ira realizar as provas surpresas, que acontecerá antes de cada rodada;
6   A elaboração das regras da olimpíada, deverá ser feita junto com as equipes;
7  A sala deverá ser preparada para as quatro rodadas, separando assim, cada equipe;
8  Valor da pergunta e da tarefa:
Cada rodada terá 10 perguntas sorteadas. Cada uma valendo 05 pontos; e uma tarefa surpresa, valendo 50 pontos;
9   Ganha o total de pontos a equipe que responder corretamente e cumprir integralmente a  tarefa surpresa;
10   A equipe que desobedecer as regras, poderá perder   05 pontos;
 11  As questões a serem sorteadas estarão em objetos diferenciados ou que tenham sido citados no livro lido. Para a olimpíada preparei estes objetos: a maçã, a caixa das flores, a lata redonda do coelho branco, a caixa do laço de fita.
12  As questões serão referentes aos livros e a biografia de Ana Maria Machado.
13  Os pontos das equipes serão registrados em cartaz.
Obs.: o objetivo da olimpíada não é ter um único vencedor, mas fortalecer os laços, a união e o trabalho em equipe. 

            Tarefas surpresas 

1º rodada – Fôlego de lobo - os alunos devem soprar um balão de ar até estourá-la. Inicia a rodada quem o estourar primeiro.
2° rodada – Organizando os pares - os alunos recebem um saquinho com 24 figuras de princesas e 24 figuras de animais. Inicia a rodada quem montar os pares das figuras corretamente.
3º rodada – A ordem alfabética - os alunos recebem kits com 04 cartazes cada um. Cada cartaz é um dos livros lido pela turma. Eles devem organizar os nomes dos livros em ordem alfabética. Inicia a rodada quem completar primeiro a tarefa.
4º rodada – Formando palavras - os alunos recebem um saquinho com brinquedos. Cada brinquedo representa uma letra. Eles devem formar o maior numero de palavras possíveis, no tempo estipulado, registrando-as em cartaz ou no quadro. Para realizar esta tarefa serão necessários dois alunos.

 

   Anexos
 
1)      Sugestões de perguntas para a olimpíada:

1º rodada

 Objeto: A maçã

  1. Que animal o galo e a galinha adotou?

  1. Que nome a menina inventou para seu irmãozinho que iria nascer?

  1. De que é feita a mala que o cavalo leva para a vila?

  1. A vaca leva uma mala de lona para a vila. O que ela leva na mala?

  1. Com que animal se parecia à pele da menina bonita?

  1. Como eram os olhos e o cabelo da menina bonita?

  1. Em que mês Ana Maria Machado nasceu?

  1. Quais os dois jeitos de espiar, de olhar que Lucas costumava usar?

  1. Qual foi o terceiro livro lido pelo terceiro ano?

  1. Porque a menina parou de falar no livro Palavras, palavrinhas, palavrões?

  1. De que o coelho tomou banho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário